Carta do Papa ao Presidente da CNBB sobre CF 2008
Meu venerável predecessor, o Papa João Paulo II, na Encíclica Evangelium Vitae, pôs em evidência a mentalidade individualista e hedonista que, com uma concepção distorcida da ciência, foi causa de novas violações da vida, em particular do aborto e da eutanásia. Certamente, todas as ameaças à vida devem ser combatidas; o Concílio Vaticano II, ao condenar tudo quanto se opõe à vida ou viola a integridade da pessoa humana e a sua dignidade, recordava que tudo isso “desonra mais aqueles que assim procedem do que os que padecem injustamente” tais atitudes, pois ofendem gravemente a honra devida ao Criador (cf. Cons. Gaudium et spes, 27).
Por isso, no Discurso Inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, quis recordar que os caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem os seus mandamentos, ou inclusive contra Deus, terminam sendo “uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos” (n. 4).
CNBB Enfrenta debate sobre aborto
http://txt.estado.com.br/editorias/2008/02/03/ger-1.93.7.20080203.9.1.xml
Bernadete Aparecida Ferreira, coordenadora da Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), que trabalha com prostitutas, escreveu e distribuiu um depoimento em defesa da descriminação do aborto. Apesar da ressalva de que se trata de uma opinião pessoal, criou constrangimento entre os bispos da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, à qual está subordinada.
Outro depoimento dissonante, uma entrevista de uma representante do movimento Católicas pelo Direito de Decidir, Dulce Xavier, foi cortado de um DVD feito pela Verbo Filmes, dos padres verbitas, por ordem do secretário-geral da CNBB.
"É provável que haja mais manifestações desse tipo, de pessoas ligadas a nós, como já ocorreu numa palestra do Núcleo Fé e Cultura, da PUC de São Paulo", prevê d. Pedro Luiz Stringhini, presidente da comissão. D. Demétrio Valentini, bispo responsável pela PMM, considera proveitosa a reflexão, contanto que a Igreja mantenha a coerência. "Posições radicais e fechadas em torno de temas como o aborto correm o risco de comprometer a Campanha da Fraternidade, a ser lançada na próxima quarta-feira", afirma. Bernadete, que há 17 anos trabalha com prostitutas, argumenta que "mulheres que se prostituem de vez em quando precisam fazer aborto, a despeito dos inúmeros métodos contraceptivos que poderiam escolher" e que "a criminalização do aborto não diminui a sua prática". Ela diz agir como humanista e cristã, em defesa de mulheres que fazem aborto "em situações difíceis e clandestinas". "A maior motivação para escrever esse documento é o fato de ter convivido com grande quantidade de mulheres que, na prostituição, precisaram fazer aborto, um, dois, três e até mais de 20 abortos cada uma", diz Bernadete.
D. Demétrio, que é contra o aborto e contra a descriminação, diz que "é válido o depoimento de Bernadete, pois é um grito que vem não do teórico mas de quem conhece e vive com as mulheres marginalizadas".
Um testemunho
Prof. Felipe - Um Milagre em nossas vidas Prof. através de seus estudos, que não guardou para sí, de sua inteligência e servidão deste talento à Deus, transformou o mais duro dos corações - meu marido, que do final de 2007 para cá, por causa da Escola da Fé, hoje frequenta as missas quase diariamente, ama este site, apresentou-o a mim e meus filhos, leu dois livros do Pe Léo, ouve todas as palestras deste site, enfim se transformou Deus seja louvado Deus o abençoe.
Fetos chutam tumor de útero e salvam a vida da mãe
Uma britânica que descobriu um câncer durante a gravidez foi salva pelos chutes dos fetos, que expulsaram parte do tumor.
Michelle Stepney, de 35 anos, estava grávida de gêmeas quando foi levada para o hospital com um sangramento. No início, os médicos suspeitaram de um aborto, mas logo descobriram que ela estava com câncer cervical e que acabara de expelir um pedaço do tumor do colo do útero. "Eu não poderia imaginar que os chutes que eu sentia seriam tão importantes. Eu mal pude acreditar quando os médicos disseram que os movimentos tinham expulsado o tumor", diz Michelle.
As gêmeas, Alice e Harriet, nasceram na 33ª semana de gravidez de cesariana. As meninas estavam em perfeito estado de saúde, mas nasceram sem cabelo por causa dos efeitos da quimioterapia. Quatro semanas depois do parto, Michelle foi submetida a uma cirurgia para retirada do tumor e do útero. Os médicos acreditam que ela esteja curada. A britânica disse que deve "a vida às filhas".
No dia 12 de fevereiro, Michelle receberá o prêmio "Mulher de Coragem" do Cancer Research UK, um centro na Grã-Bretanha dedicado a pesquisas sobre o câncer.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080205_gemeoscancer_fp.shtml
Médicos Italianos propõem reanimar fetos de abortos, pois "têm direito de sobreviver"
Cidade do Vaticano, 05 fev (RV) - Um grupo de ginecologistas italianos propôs, no último fim de semana, que os fetos nascidos de forma natural ou não, recebam toda a assistência médica necessária para sobreviver, mesmo que sejam fruto de um aborto e independentemente da vontade de sua mãe. A proposta está gerando grande polêmica na Itália. A moção prevê que a reanimação seja aplicada também nos casos de aborto provocado, nos quais a mãe deseja interromper a gravidez.
No documento, assinado por diretores das clínicas ginecológicas das principais Universidades de Roma, os médicos sugerem que ainda que prematuro, o feto deve ser considerado um bebê nascido e, no momento do nascimento, a lei lhe atribui a plenitude do direito à vida e da assistência à saúde, porque o que prevalece é o interesse da criança.
A ministra da Saúde italiana, Livia Turco, criticou a proposta: "Praticar a reanimação contra a vontade da mãe é uma crueldade insensata" _ disse Lívia Turco aos jornais italianos. A declaração dos médicos se insere no quadro das iniciativas recentes, lançadas ou apoiadas pela Igreja Católica, com o objetivo de rever a lei italiana que autoriza o aborto. Fonte: Rádio Vaticana.
Legisladores e governantes brasileiros se reunirão em encontro pró-vida
RIO DE JANEIRO, 2008-02-02 (ACI).- O Congresso Nacional será sede do I Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida. O evento, previsto para 20 de fevereiro, é promovido pela Frente Parlamentária em Defesa da Vida - Contra o Aborto, com o apoio da Frente Parlamentária Contra a Legalização do Aborto. O encontro reunirá em Brasilia a autoridades de todas as regiões do país e dos distintos partidos políticos. Do mesmo modo, contará com a participação de dois legisladores internacionais: a presidente da Frente Mundial de Parlamentares pela Vida, a senadora argentina Liliana Negre, e o presidente do Grupo Parlament;ario Pro-vida da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, Christopher Smith. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até em 11 de fevereiro através do e-mail contraoaborto@frenteparlamentarpelavida.com.br
Papa afirma que fecundação in vitro infringe dignidade humana
da Efe, na Cidade do Vaticano - O Papa Bento 16 afirmou nesta quinta-feira (31) que técnicas como a fecundação in vitro "infringiram a barreira para a tutela da dignidade humana". A afirmação foi feita em discurso voltado aos participantes da Sessão Plenária da Congregação para a Doutrina da Fé (antigo Santo Ofício). O pontífice afirmou que, embora "a Igreja não possa e não deva intervir nas novidades científicas", tem "o dever de reiterar os grandes valores e propor a todos os homens os princípios éticos e morais para as novas questões importantes".
Bento 16 disse que técnicas como "o congelamento dos embriões humanos, a diagnose pré-implantação, a pesquisa sobre as células embrionárias e as tentativas de clonagem humana" infringiram a barreira que permeia a dignidade humana.
O papa também considerou que a "fecundação extracorpórea (in vitro)" uma ameaça à dignidade humana. Segundo o pontífice, estas técnicas prevêem "que seres humanos no estado mais frágil e indefeso de sua existência sejam selecionados, abandonados, assassinados ou usados como material biológico".
Cientistas criam espermatozóide a partir de célula feminina
da BBC Brasil
Cientistas britânicos afirmam ter criado espermatozóides a partir de células-tronco da medula óssea feminina --abrindo caminho para o fim da necessidade do pai na reprodução. A experiência vem sendo desenvolvida por especialistas da Universidade de New Castle que, em abril do ano passado, anunciaram ter conseguido transformar células-tronco da medula óssea de homens adultos em espermatozóides imaturos.
O estudo, afirma a revista, poderia possibilitar que um dia, casais de lésbicas poderão ter filhos sem a necessidade de um homem, já que o espermatozóide de uma mulher poderia fertilizar o óvulo da outra. Isso abriria a possibilidade para que casais gays masculinos também tenham filhos com 100% de seu material genético. Nesse caso, um dos homens doaria células de sua pele, que seriam transformadas em um óvulo a ser fecundado pelo espermatozóide do parceiro. Uma vez fertilizado, o óvulo seria implantado no útero de uma mulher.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u368493.shtml.
Por isso, no Discurso Inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, quis recordar que os caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem os seus mandamentos, ou inclusive contra Deus, terminam sendo “uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos” (n. 4).
CNBB Enfrenta debate sobre aborto
http://txt.estado.com.br/editorias/2008/02/03/ger-1.93.7.20080203.9.1.xml
Bernadete Aparecida Ferreira, coordenadora da Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), que trabalha com prostitutas, escreveu e distribuiu um depoimento em defesa da descriminação do aborto. Apesar da ressalva de que se trata de uma opinião pessoal, criou constrangimento entre os bispos da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, à qual está subordinada.
Outro depoimento dissonante, uma entrevista de uma representante do movimento Católicas pelo Direito de Decidir, Dulce Xavier, foi cortado de um DVD feito pela Verbo Filmes, dos padres verbitas, por ordem do secretário-geral da CNBB.
"É provável que haja mais manifestações desse tipo, de pessoas ligadas a nós, como já ocorreu numa palestra do Núcleo Fé e Cultura, da PUC de São Paulo", prevê d. Pedro Luiz Stringhini, presidente da comissão. D. Demétrio Valentini, bispo responsável pela PMM, considera proveitosa a reflexão, contanto que a Igreja mantenha a coerência. "Posições radicais e fechadas em torno de temas como o aborto correm o risco de comprometer a Campanha da Fraternidade, a ser lançada na próxima quarta-feira", afirma. Bernadete, que há 17 anos trabalha com prostitutas, argumenta que "mulheres que se prostituem de vez em quando precisam fazer aborto, a despeito dos inúmeros métodos contraceptivos que poderiam escolher" e que "a criminalização do aborto não diminui a sua prática". Ela diz agir como humanista e cristã, em defesa de mulheres que fazem aborto "em situações difíceis e clandestinas". "A maior motivação para escrever esse documento é o fato de ter convivido com grande quantidade de mulheres que, na prostituição, precisaram fazer aborto, um, dois, três e até mais de 20 abortos cada uma", diz Bernadete.
D. Demétrio, que é contra o aborto e contra a descriminação, diz que "é válido o depoimento de Bernadete, pois é um grito que vem não do teórico mas de quem conhece e vive com as mulheres marginalizadas".
Um testemunho
Prof. Felipe - Um Milagre em nossas vidas Prof. através de seus estudos, que não guardou para sí, de sua inteligência e servidão deste talento à Deus, transformou o mais duro dos corações - meu marido, que do final de 2007 para cá, por causa da Escola da Fé, hoje frequenta as missas quase diariamente, ama este site, apresentou-o a mim e meus filhos, leu dois livros do Pe Léo, ouve todas as palestras deste site, enfim se transformou Deus seja louvado Deus o abençoe.
Fetos chutam tumor de útero e salvam a vida da mãe
Uma britânica que descobriu um câncer durante a gravidez foi salva pelos chutes dos fetos, que expulsaram parte do tumor.
Michelle Stepney, de 35 anos, estava grávida de gêmeas quando foi levada para o hospital com um sangramento. No início, os médicos suspeitaram de um aborto, mas logo descobriram que ela estava com câncer cervical e que acabara de expelir um pedaço do tumor do colo do útero. "Eu não poderia imaginar que os chutes que eu sentia seriam tão importantes. Eu mal pude acreditar quando os médicos disseram que os movimentos tinham expulsado o tumor", diz Michelle.
As gêmeas, Alice e Harriet, nasceram na 33ª semana de gravidez de cesariana. As meninas estavam em perfeito estado de saúde, mas nasceram sem cabelo por causa dos efeitos da quimioterapia. Quatro semanas depois do parto, Michelle foi submetida a uma cirurgia para retirada do tumor e do útero. Os médicos acreditam que ela esteja curada. A britânica disse que deve "a vida às filhas".
No dia 12 de fevereiro, Michelle receberá o prêmio "Mulher de Coragem" do Cancer Research UK, um centro na Grã-Bretanha dedicado a pesquisas sobre o câncer.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080205_gemeoscancer_fp.shtml
Médicos Italianos propõem reanimar fetos de abortos, pois "têm direito de sobreviver"
Cidade do Vaticano, 05 fev (RV) - Um grupo de ginecologistas italianos propôs, no último fim de semana, que os fetos nascidos de forma natural ou não, recebam toda a assistência médica necessária para sobreviver, mesmo que sejam fruto de um aborto e independentemente da vontade de sua mãe. A proposta está gerando grande polêmica na Itália. A moção prevê que a reanimação seja aplicada também nos casos de aborto provocado, nos quais a mãe deseja interromper a gravidez.
No documento, assinado por diretores das clínicas ginecológicas das principais Universidades de Roma, os médicos sugerem que ainda que prematuro, o feto deve ser considerado um bebê nascido e, no momento do nascimento, a lei lhe atribui a plenitude do direito à vida e da assistência à saúde, porque o que prevalece é o interesse da criança.
A ministra da Saúde italiana, Livia Turco, criticou a proposta: "Praticar a reanimação contra a vontade da mãe é uma crueldade insensata" _ disse Lívia Turco aos jornais italianos. A declaração dos médicos se insere no quadro das iniciativas recentes, lançadas ou apoiadas pela Igreja Católica, com o objetivo de rever a lei italiana que autoriza o aborto. Fonte: Rádio Vaticana.
Legisladores e governantes brasileiros se reunirão em encontro pró-vida
RIO DE JANEIRO, 2008-02-02 (ACI).- O Congresso Nacional será sede do I Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida. O evento, previsto para 20 de fevereiro, é promovido pela Frente Parlamentária em Defesa da Vida - Contra o Aborto, com o apoio da Frente Parlamentária Contra a Legalização do Aborto. O encontro reunirá em Brasilia a autoridades de todas as regiões do país e dos distintos partidos políticos. Do mesmo modo, contará com a participação de dois legisladores internacionais: a presidente da Frente Mundial de Parlamentares pela Vida, a senadora argentina Liliana Negre, e o presidente do Grupo Parlament;ario Pro-vida da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, Christopher Smith. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até em 11 de fevereiro através do e-mail contraoaborto@frenteparlamentarpelavida.com.br
Papa afirma que fecundação in vitro infringe dignidade humana
da Efe, na Cidade do Vaticano - O Papa Bento 16 afirmou nesta quinta-feira (31) que técnicas como a fecundação in vitro "infringiram a barreira para a tutela da dignidade humana". A afirmação foi feita em discurso voltado aos participantes da Sessão Plenária da Congregação para a Doutrina da Fé (antigo Santo Ofício). O pontífice afirmou que, embora "a Igreja não possa e não deva intervir nas novidades científicas", tem "o dever de reiterar os grandes valores e propor a todos os homens os princípios éticos e morais para as novas questões importantes".
Bento 16 disse que técnicas como "o congelamento dos embriões humanos, a diagnose pré-implantação, a pesquisa sobre as células embrionárias e as tentativas de clonagem humana" infringiram a barreira que permeia a dignidade humana.
O papa também considerou que a "fecundação extracorpórea (in vitro)" uma ameaça à dignidade humana. Segundo o pontífice, estas técnicas prevêem "que seres humanos no estado mais frágil e indefeso de sua existência sejam selecionados, abandonados, assassinados ou usados como material biológico".
Cientistas criam espermatozóide a partir de célula feminina
da BBC Brasil
Cientistas britânicos afirmam ter criado espermatozóides a partir de células-tronco da medula óssea feminina --abrindo caminho para o fim da necessidade do pai na reprodução. A experiência vem sendo desenvolvida por especialistas da Universidade de New Castle que, em abril do ano passado, anunciaram ter conseguido transformar células-tronco da medula óssea de homens adultos em espermatozóides imaturos.
O estudo, afirma a revista, poderia possibilitar que um dia, casais de lésbicas poderão ter filhos sem a necessidade de um homem, já que o espermatozóide de uma mulher poderia fertilizar o óvulo da outra. Isso abriria a possibilidade para que casais gays masculinos também tenham filhos com 100% de seu material genético. Nesse caso, um dos homens doaria células de sua pele, que seriam transformadas em um óvulo a ser fecundado pelo espermatozóide do parceiro. Uma vez fertilizado, o óvulo seria implantado no útero de uma mulher.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u368493.shtml.