Assine nosso boletim de postagens

sexta-feira, abril 11, 2008

Catequeses: coração da Jornada Mundial da Juventude

Temas para a preparação imediata do grande encontro com o Papa em Sydney

Por Marta Lago
SYDNEY, quarta-feira, 9 de abril de 2008 (ZENIT.org).- Apelo do bispo coordenador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): que todos os peregrinos que vão a Sydney se preparem com as catequeses propostas para o grande encontro mundial com Bento XVI na cidade australiana.
Organizada pela Igreja Católica, mas aberta a todos, a JMJ se configura por todas as atividades que se desenvolverão de 15 a 20 de julho.
Contudo, as catequeses «representam o coração espiritual da JMJ, quando jovens de diversos contextos e circunstâncias se unem para escutar, refletir, debater e orar em harmonia», explica Dom Anthony Fisher, que também é bispo auxiliar de Sydney.
«Todos os peregrinos que vierem para a JMJ já devem começar a refletir sobre os temas das catequeses, de maneira que quando chegue o mês de julho, estejam preparados espiritualmente para ser testemunhas do Espírito e aproveitar da melhor maneira possível sua experiência da JMJ», indica o prelado na nota que acompanha a apresentação de tais temas.
Deles se encarregarão pessoalmente bispos de todo o mundo, guiando catequeses na quarta-feira, 16, quinta, 17 e sexta, 18 de julho, em cerca de 300 igrejas de Sydney e de outros locais.
Para cada dia de catequese, a JMJ lança um tema e um versículo de acompanhamento. O fio condutor dos três dias é o motivo central: «Espírito Santo e Missão».
A primeira etapa do percurso catequético será vivida em 16 de julho, em torno do tema «Chamados a viver no Espírito Santo». O versículo proposto está tomado da carta de São Paulo aos Gálatas (5, 25): «Se vivemos segundo o Espírito, atuemos também segundo o Espírito». Os textos para a Missa do dia são dos Atos dos Apóstolos (1, 6-14) e do Evangelho de Lucas (24, 44-49).
«O Espírito Santo, alma da Igreja» é a proposta para o segundo dia. O versículo procede de outra carta paulina (1 Co 12,13): «Porque em um só Espírito fomos todos batizados, para não formar mais que um corpo [...] E todos bebemos de um só Espírito». Os textos da Missa serão da primeira carta aos Coríntios (12, 4-13) e do Evangelho de Mateus (16,13-19).
Finalmente, na sexta-feira, 18 de julho, as catequeses terão como eixo o tema «Enviados ao mundo: o Espírito Santo, agente principal de missão», apoiado com o versículo dos Atos dos Apóstolos (1,8) «Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas», palavras de Jesus escolhidas pelo Papa como lema da JMJ. Os textos da Missa serão da primeira carta de Paulo aos Coríntios (9, 16-18) e do Evangelho de Mateus (28, 16-20).
O Conselho Pontifício para os Leigos se encarregou da escolha dos temas de catequese e dos textos para as Missas. É o organismo vaticano que promove e supervisiona a JMJ.
Site oficial plurilíngüe:

  ©Servos de Maria - Associação Católica Servos de Maria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo