Assine nosso boletim de postagens

terça-feira, junho 24, 2008

DIA 24 SÃO JOAO BATISTA

[b]SÃO JOÃO BATISTA 24 de junho
Numa aldeia nas montanhas de Judá, próxima de Jerusalém, vivia Zacarias,sacerdote do Templo, com sua esposa Isabel, prima da VIRGEM MARIA , os quais não tinham filhos e jáestavam em idade avançada.Um dia rezando no templo, apareceu-lhe o anjo Gabriel e disse: Deus ouviu a tuaoração. Terás um filho o qual porás o nome de João. Ele preparará ocaminho do Messias que há de vir.Zacarias duvidou por já ser ele e sua esposa velhos. Devido a esta falta deconfiança, o anjo disse:
Tudo quanto prometi se realizará a seu tempo;mas, porque duvidaste, permanecerás mudo até aquele dia. Assim, ele ficoumudo e Isabel concebeu um filho, que se chamará JOÃO BATISTA , que significa
DEUS É PROPICIO



Conforme a tradição hebráica, o filho homem no oitavo dia de vida devia sercircuncidado e nessa cerimônia o pai lhe punha o nome. Os parentes sugeriram onome de Zacarias para o menino, mas a mãe preferia chamá-lo João, quesignifica " Deus é propício". Foi quando Zacarias, ainda mudo, escreveu numatabuinha: " João é o seu nome." E imediatamente recuperou sua voz, entoando,em alta voz, um hino de louvor a Deus e dizendo que o menino seria chamadoprofeta do Altíssimo, pois prepararia o caminho para a vinda do Senhor,anunciando ao povo a salvação.João usava vestes de pêlo de camelo e um cinto de couro e se alimentava degafanhotos e mel silvestre. Devido a essa maneira de se vestir, sua imagem érepresentada com as vestimentas de pele de camelo. Viveu pregando e orando nodeserto da Judéia, e dizia: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino doscéus.Era muito respeitado e tido como santo. Era constantemente procurado pelaspessoas da região e ficou conhecido como João Batista porque elas eram porele batizadas no Rio Jordão. Jesus também foi se apresentar a ele para serbatizado. Apenas o viu, foi João logo dizendo: "Sou eu que devo ser batizadopor ti, e tu vens a mim ?" Mas Jesus o tranquilizou: "Deixa estar por ora, poisconvém que cumpramos toda a vontade do Pai." João deixou então que Jesusdescesse até o rio e derramou-lhe água na cabeça, batizando-o. Jesus saiulogo da água e eis que se lhe abriram os céus, e se viu o Espírito de Deusdescendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus lhes dizia:"Este é o meu filho amado, em quem depositei minhas complacências."Nas pregações que fazia, João Batista reprovava o relacionamento pecaminosodo tetrarca da Galiléia Herodes com a sua cunhada, Herodíades, fazendo-aficar revoltada e mandar prendê-lo.Herodes não tinha a intenção de mandar matar João Batista, pois temia arevolta do seu grande número de seguidores. Porém, no banquete comemorativodo aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, Salomé, dançou diante detodos e agradou tanto a ele, que este jurou dar a ela o que pedisse, ainda quefosse a metade do reino. Ela foi consultar a mãe e voltou dizendo: "Dá-meaqui, num prato, a cabeça de João Batista."João Batista foi decapitado na prisão. Foi trazida a cabeça num prato e dadaà jovem, que a levou à mãe. Então vieram os seus discípulos, levaram ocorpo e o sepultaram; depois foram e anunciaram o fato a Jesus.

  ©Servos de Maria - Associação Católica Servos de Maria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo