Normas e Mandamentos
Histórico do Grupo
NORMAS GERAIS DO GRUPO SERVOS DE MARIA
1. È um grupo Mariano, ou seja, a espiritualidade do Grupo é mariana e tem como objetivo principal resgatar a devoção mariana através da oração do Santo Rosário, do Ofício da Imaculada Conceição, uso do escapulário e outras devoções marianas.
2. É um grupo de Homens (somente homens podem ser membros do Grupo, embora as mulheres não sejam proibidas de participarem do Grupo e de outras atividades extraordinárias).
3. A Sede do Grupo está localizada na cidade de Cristino Castro, onde o mesmo foi fundado em 03/05/2005.
4. O Grupo tem como seu membro fundador o Sr. ALAN KLERYSSON FALCÃO LIMA, sendo também, o seu Coordenador Geral no âmbito local e de toda a Diocese de Bom Jesus.
5. O Grupo possui ainda 05 (cinco) Coordenadores Auxiliares, os quais possuem respectivamente, as seguintes atribuições específicas:
- Renato das Chagas e Silva: Coordenador de Música e Animação (Acolhida)
- José Oliveira Filho: Coord. Administrativo (Cadastro e documentação geral)
- Salvador Luan de Sousa Ferraz: Secretário
- Francisco de Assis Veloso Filho : Promoção Humana
- Irene Tarcilo da Silva: Tesoureira (a única mulher de todo o Grupo)
6. Os demais Grupos formados em outras cidades, sob a orientação do Grupo de origem com sede em Cristino Castro, deverão obedecer a mesma estrutura organizacional, ou seja, um Coordenador Geral e cinco Coordenadores Auxiliares.
7. È obrigatório o uso de camiseta padronizada para todos os membros dos grupos com a caracterização do desenho e da cor, só devendo ser modificado apenas os nomes da localidade ou cidade sede.
8. Todos os membros de Grupos deverão ter obediência aos superiores da Igreja Católica, com observância hierárquica em primeiro lugar ao Papa, ao Bispo Diocesano e o Padre da Paróquia, e em segundo lugar, ao Coordenador Geral Diocesano e Local.
9. Deverá haver reuniões de 3 em 3 meses entre o Coordenador Geral Diocesano e os Coordenadores locais de cada cidade, como também, reuniões periódicas entre cada Coordenador e seus auxiliares.
10. Todos os Grupos Servos de Maria deverão se reunir em um grande encontro anual, sempre no mês de maio, para comemorar a data de aniversário alusiva a cada Grupo.
11. Cada Grupo de Oração deverá se reunir uma vez por semana, procedendo da seguinte forma: Inicia-se com o Terço e logo após, deve haver pregação da palavra de Deus, ou palestras para formação através do Catecismo da Igreja Católica.
12. Sugere-se ainda, que seja realizada também em outro dia da semana, a oração do Santo Rosário, sendo que o Terço, poderá ser substituído por outra oração mariana, por exemplo: o Ofício da Imaculada Conceição, a Ladainha, etc..
13. Recomenda-se também, a realização de Retiros Espirituais (Temas marianos) envolvendo Cenáculos com Maria, momentos de adoração e louvor, ladainha etc., pelo menos duas vezes ao ano.
14. Cada Grupo deve em cada data festiva mariana, realizar Terços nas ruas, ou pelo menos algum momento de oração. Ex: dia de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, etc.,
15. Realizar pelo menos de dois em dois meses, missas no dia do grupo de Oração.
16. Recomenda-se que haja em cada encontro semanal, uma cesta de ofertório, onde cada membro vai depositar qualquer um valor que for possível doar ( R$ 0,50, R$ 1,00 ...), o que importa mesmo, é doar de coração.
17. Cada Grupo deverá eleger um Tesoureiro que ficará responsável pelo controle e prestação de contas do dinheiro oriundo das contribuições doadas pelos membros. As receitas apuradas, serão destinadas à cobertura de despesas decorrentes das ações de evangelização do Grupo ( Eventos tais como: Retiros, Terços nas ruas, viagens do Grupo etc.).
18. O Grupo de referência (Grupo de Cristino Castro) ficará responsável em acompanhar o andamento de cada Grupo fundado no âmbito da Diocese. Os membros da Coordenação do Grupo de Cristino Castro, farão visitas pastorais periódicas aos demais Grupos, os quais serão assessorados com a presença de pregadores e equipe de cantores e instrumentistas para animação.
19. O Grupo que, por seu interesse solicitar a presença de um pregador, cantor/tocador, ou todo o Grupo de Cristino Castro, deverá se comprometer em colaborar com as despesas de transportes (combustíveis ou passagens), bem como, de alimentação e hospedagem do(s) membro(s) visitante(s).
20. Todos os membros devidamente inscritos e ativos, deverão obedecer aos mandamentos prescritos do Grupo.
MANDAMENTOS DO GRUPO SERVOS DE MARIA
1º. Amar em primeiro lugar a Deus ( Pai, Filho e Espírito Santo ) e em segundo lugar à Virgem Maria sobre todas as coisas.
2º. Participar das Santas Missas aos domingos e dias de festas (se for interior que o padre só vai uma vez por mês, o Grupo deve se reunir no domingo pelo menos para rezar o Terço ou fazer a celebração da palavra)
3º. Ser fiel ao Grupo de Oração (nunca deixar de participar aos encontros do Grupo, a não ser em caso de doença ou viagem)
4º. Honrar a camiseta do Grupo (só usar a camisa dos Servos de Maria, nos dias dedicados ao Grupo, na missa, e em momentos de orações, nunca usar a camisa em locais inadequados, como bares e em ambientes de festas mundanas).
5º. Rezar o Terço todos os dias e Jejuar nos dias de sexta-feira.
6º. Trazer sempre nos dias do Grupo de oração, o Terço e a Bíblia.
7º. Obedecer em primeiro lugar, a hierarquia da Igreja (Papa, Bispo Diocesano e Padres de sua paróquia), e em segundo lugar, o Coordenador Geral e local do Grupo Servos de Maria.
8º. Se confessar pelo menos de dois em dois meses (o ideal, se for uma vez por mês).
9º. Ler pelo menos um trecho da Bíblia por dia (nem que seja um capítulo ou versículo) e fazer adoração ao Santíssimo Sacramento. Visitar Jesus no sacrário da Igreja pelo menos uma vez por semana.
10º. Obedecer os 10 (dez) mandamentos da lei de Deus.