Assine nosso boletim de postagens

quinta-feira, junho 11, 2009

O líder republicano Newt Gingrich converteu-se ao catolicismo


O líder republicano Newt Gingrich converteu-se ao catolicismo
Newt Gingrich, uma das figuras mais relevantes do Partido Republicano estadunidense nas últimas duas décadas, foi recebido na comunhão com a Igreja Católica em 29 de março passado. Educado como cristão batista, Gingrich já se mostrava desde algum tempo próximo à Igreja Católica e, inclusive, teve uma breve reunião privada com Bento XVI na recente visita do Papa aos Estados Unidos. Ao ser questionado a respeito do fato de que está casado em terceiras núpcias após dois divórcios, Gingrich assegurou que “temos feito tudo o que determina a lei da Igreja nos dois últimos anos. Tem sido um grande processo”.
(Luis F. Pérez/ReL) Ele, que fora porta-voz da maioria republicana no Congresso dos Estados Unidos durante a presidência de Bill Clinton, foi recebido no seio da Igreja Católica na Igreja de São José, em Capitol Hill, Washington. Durante a cerimônia, além de seus familiares, acompanharam-no amigos como Michael Novak, do American Enterprise Institute, o antigo Arcebispo de Washington DC, Cardeal Theodore McCarrick, e o antigo congressista republicano Vin Weber.
Em declarações a Fox News, Gingrich assegurou que o Papa Bento XVI foi determinante em sua decisão de converter-se à fé católica. O político republicano descreve a missa em que se consumou sua conversão ao catolicismo como “um dos momentos mais importantes de toda minha vida”.
Mais uma conversão entre milhares
A conversão de Gingrich é mais uma dentro de um fenômeno que está marcando um antes e um depois para a Igreja Católica nos EUA. Durante esta Quaresma foram recebidos 150 mil convertidos adultos. No Estado da Geórgia, do qual é originário Gingrich, a Arquidiocese de Atlanta abriu suas portas para 513 catecúmenos que não haviam sido ainda batizados e para 2195 pessoas que foram batizadas em outras confissões cristãs.
Ademais, as conversões ao catolicismo de políticos de relevância não é algo incomum nos estados Unidos. Newt Gingrich se une a uma lista que conta já com personagens de relevo como Jeb Bush, Bobby Jindal e Sam Brownback, todos eles pesos pesados do Partido Republicano.

  ©Servos de Maria - Associação Católica Servos de Maria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo