RESPOSTAS Á ALGUMAS QUESTÕES EVANGELICAS
Voltar ao Índice
Gostaria que os participantes dessa comunidade me mostrassem onde se encontram na Bíblia:1. Indulgências plenárias.2. Assunção de Maria.3. Infalibilidade papal.4. Canonização dos santos.5. Confissão auricular.6. Maria "Mãe de Deus".7. Culto das imagens e das relíquias.8. Definição da comunhão com um só elemento, a hóstia. O uso do cálice restrito ao sacerdote.9. Missa como oferta propiciatória.10. Estabelecimento do Dia de Finados.11. Festa da Assunção de Maria.12. Festa do Sagrado Coração.13. Imaculada Conceição de Maria.14. Indulgências plenárias.15. Cânon da Missa.16. Culto aos anjos.17. Adoração à hóstia.18. Oração da Ave-Maria.19. Oração pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.20. Os 7 sacramentos.21. Pagamento da missa.22. Papado.23. Procissão do Santíssimo Sacramento.24. Proibição aos leigos a leitura da Bíblia.25. Proibição do casamento para os sacerdotes.26. Purgatório.27. Quaresma28. "Santa Inquisição".29. Tradição com autoridade igual à da Bíblia.30. Transubstanciação.31. Uma denominação religiosa proclamada como sendo a única verdadeira, e somente nela o homem pode encontrar a salvação...32. Uso do latim como língua oficial nas celebrações litúrgicas.33. Uso do rosário.34. Venda de indulgências.35. Batismo de criancinhas;36. Batismo por aspersão;37. Consubstanciação;38. Transignificação;39. Maria, depois de morta, pode interceder pela salvação dos vivos;40. Homens mortos podem interceder pelos vivos;41. Santos (depois de mortos) podem realizar milagres;42Terço rezado pelas almas no "purgatório" diminuem o sofrimento;43. Deve-se rezar 10 Ave-Marias no terço intercaladas com apenas 1 Pai-Nosso;44. Várias vertentes de terço (terço da misericórdia, terço bizantino, etc., etc.);45. Ajoelhar-se perante uma imagem e prestar-lhe culto.
Para exigir esta condição seria necessário que os protestantes provassem, também dentro da Bíblia, que tudo quanto a Igreja ensina tem que estar implícita ou explicitamente na Bíblia. Deveriam provar também que a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo pode errar quando nos ensina alguma coisa.a) 1. Indulgências plenárias. 2. Assunção de Maria. 3. Infalibilidade papal. 4. Canonização dos santos.O Papa é legítimo sucessor do Apóstolo Pedro; a este foi dito, em primeiro lugar: "O que ligares na terra será também ligado nos Céus" (São Mateus 16,19). Implica isso em saber que os atos do Bispo de Roma (São Pedro foi o Primeiro Bispo de Roma segundo nos relata Santo Irineu de Lion por volta de 180 d.C.), são confirmados pelo Céus (Deus). Ora, se Deus não pode confirmar o erro, se infere que o Papa não pode errar quando fala "ex-catedra".Assim entendido, a declaração papal sobre as indulgências, Assunção de Maria e Canonização de Santos, são confirmados pelos céus, portanto são verdades que todo verdadeiro cristão deve crer.
5. Confissão auricular.Cristo deu a seus apóstolos e a seus legítimos sucessores o poder de PERDOAR e de RETER os pecados segundo está escrito:PODER PARA PERDOAR - "Dizendo isso, soprou sobre eles e lhe disse: 'Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos" (Jo 20,22-23) A confissão dos pecados se liga ao poder de PERDOAR ou de RETER os pecados. É ouvindo que o sacerdote, guiado pelo Espírito Santo, poderá saber se o pecador pode receber a ABSOLVIÇÃO de seus pecados ou não. Além disso o ato de se confessar é bíblico e recomendado como remédio para a cura da alma: CONFISSÃO - "Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados" (Ti 5,16).Ora, se se pode confessar "uns aos outros", por que os evangélicos acham que não se deve fazer isso a quem tem o poder da dar ABSOLVIÇÃO?
6. Maria "Mãe de Deus"."Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (São Lucas 1,43). A Expressão "meu Senhor" corresponde a dizer "meu Deus" como no caso: "Disse o Senhor a meu Senhor" (São Lucas 1,43)7. Culto das imagens e das relíquias.O culto (de veneração) às imagens e relíquias é bíblico. Deus falava aos hebreus dentre dois querubins de ouro e foi à frente deles que Josué prostrou-se com o rosto em terra, com as vestes rasgadas e pó sobre a cabeça (Josué 7,6), juntamente com todos os anciãos de Israel, e Deus aceitou sua adoração e atendeu seu pedido. Foi também através dos ossos de Eliseu que Deus ressuscitou um morto (II Reis 13,21).
8. Definição da comunhão com um só elemento, a hóstia. O uso do cálice restrito ao sacerdote.A diferença não é somente essa. Os católicos ao comungar sob uma única espécie, comungam o CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE DE CRISTO. O protestante, mesmo porque não têm poder para consagrar as sagradas espécies, recebem tão somente pão e vinho que por si mesmos não têm qualquer utilidade nem dão a garantia das promessas de Cristo. Quando Jesus disse "ISTO É O MEU CORPO" (São Marcos 14,22) estava afirmando que aquele pão já não era mais pão e sim o seu próprio Corpo que, naturalmente não vem separado de seu sangue.
9. Missa como oferta propiciatória.O Corpo e Sangue de Cristo foram oferecidos em propriciação de todos os pecados. Jesus ordenou a seus discípulos (e a seus sucessores) que fizessem aquele sacrifício em sua memória. São Malaquias profetiza que em todo tempo e lugar se ofereciam a Deus incenso e uma oferta pura, que não se pode confundir com os sacrifícios do Antigo Testamento: EM TODO TEMPO E LUGAR - "Vá, antes, um de vós e feche as portas. Não acendereis mais inutilmente o fogo no meu altar. Não tenho nenhuma complacência convosco - diz o Senhor dos exércitos - e nenhuma oferta de vossas mãos me é agradável. Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e EM TODO LUGAR SE OFERECEM AO MEU NOME O INCENSO, SACRIFÍCIOS E OBLAÇÕES PURAS. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos." (Malaquias 1,10-11)
10. Estabelecimento do Dia de Finados.11. Festa da Assunção de Maria.12. Festa do Sagrado Coração.Pequenos atos que a Igreja tem toda a autoridade para estabelecer. Lembre-se do que foi dito sobre a autoridade do papa nas quatro primeiras perguntas.
13. Imaculada Conceição de Maria.Isto é bíblico e está contida na fala do Arcanjo São Gabriel que chama a Santíssimo Virgem de "KEKHARITOMENE" que, literalmente significa: "Tu que sempre tivestes a plenitude da graça divina". Não existe em outra língua termo que possa corresponder a este14. Indulgências plenárias. - PERGUNTA REPETIDA.15. Cânon da Missa. VER PERGUNTA 9.
16. Culto aos anjos.Também culto (de veneração) aos santos:Se Deus os serve, lhes dá honra, glória e louvores é porque efetivamente eles merecem e, se merecem, por que não havemos também de servi-los, honrá-los, glorificá-los e louvá-los? - SERVE SEUS SANTOS - "Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. (São Lucas 12,37)- LOUVA-OS: (Romanos 2,29; I Coríntios 4,5; I São Pedro 1,7). - HONRA-OS: (São João 12,26; Romanos 2,7; 2,10; I Timóteo 3,13; I São Pedro 1,7; I São Pedro 2,7 ); - GLÓRIFICA-OS: (São João 12,26; Romanos 2,7; 2,10; I Timóteo 3,13; I São Pedro 1,7; I São Pedro 2,7)17. Adoração à hóstia. VER RESPOSTA 8. A adoração da hóstia e consequência do que foi dito ali.;
18. Oração da Ave-Maria. É bíblica no que se refere ao louvor à Virgem Mãe de Deus; a segunda parte, uma oração própria dos fiéis, também recomendada pela Bíblia que nos pede para orarmos frequentemente.19. Oração pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.Consta em 2Macabeus, livro que, apesar de inspirado, foi atirado ao lixo pelos rebelados. É a mesma oração que os judeus faziam e ainda fazem através do KADISH.
20. Os 7 sacramentos.Todos recebidos dos santos apóstolos segundo está escrito: "Assim, pois, irmãos, ficai firmes e CONSERVAI os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa. (II Tessalonicenses 2,15). São ensino da Santa Igreja de Cristo que é o inerrante sustentáculo da verdade (1Tim 3,15)
21. Pagamento da missa.Ninguém poderia jamais pagar o sacrifício de Cristo. A Igreja nos manda pagar dízimo "segundo o costume". É por ocasião da celebração de alguns sacramentos que este dízimo é pago.22. Papado. RESPOSTA CONTIDA NA PERGUNTA 4
23. Procissão do Santíssimo Sacramento.A procissão é bíblica. Ver: Josué 3.24. Proibição aos leigos a leitura da Bíblia.Mentira protestante.
25. Proibição do casamento para os sacerdotes.Disciplina eclesiástica estabelecida pela Igreja que tem autoridade para suspendê-la quando quiser. Porém não o faz porque o Espírito Santo não quer. É lógico que ela tem o poder de exigir toda a santidade de seus sacerdotes a exemplo de Cristo e dos santos apóstolos. São Pedro era viúvo. A tradução protestante que diz que os apóstolos (inclusive São Pedro) levavam suas mulheres em suas viagens é falsa.26. Purgatório. VER RESPOSTA 1927. Quaresma. VER RESPOSTAS 10 a 12
28. "Santa Inquisição". Isto é ato de governo que nada tem a ver com doutrina da Santa Igreja, Além disso os protestante também tiveram sua INQUISIÇÃO que fez muito mais vítimas e foi muitíssimo mais cruel. Naquela que era condenado tinha direito a julgamento justo e raramente era condenado.29. Tradição com autoridade igual à da Bíblia."QUEM VOS OUVE A MIM OUVE..." (São Lucas, 10,16)30. Transubstanciação. VER RESPOSTA 9.
31. Uma denominação religiosa proclamada como sendo a única verdadeira, e somente nela o homem pode encontrar a salvação...A Igreja é o CORPO DE CRISTO (Efésios 1,22-23). Quem dela se afasta, se separa de Cristo. Ninguém se salva separado de Cristo.32. Uso do latim como língua oficial nas celebrações litúrgicas. VER RESPOSTAS 10 a 1233. Uso do rosário. IDEM.
34. Venda de indulgências.MENTIRA PROTESTANTE.35. Batismo de criancinhas;Não há proibição bíblica para não batizar crianças e além disso está provado que os primeiros cristãos batizam crianças e até bebês. VER TRADIÇÕES.36. Batismo por aspersão; VER TRADIÇÕES.37. Consubstanciação; VER EUCARISTIA38. Transignificação; BOBAGEM PROTESTANTE. 39. Maria, depois de morta, pode interceder pela salvação dos vivos; 40. Homens mortos podem interceder pelos vivos; 41. Santos (depois de mortos) podem realizar milagres;Primeiramente os que estão junto de Deus não estão mortos.Em segundo lugar, Os santos, depois desta, podem muito mais ainda que quando caminhavam conosco nesta vida. Eles receberam de Cristo o PODER de reinar, julgar e até de nos introduzir nos céus. - REINAM: - (Romanos 5,17; II Timóteo 2,12; Apocalipse 5, 9-10; 20,6; 22,5); - JULGAM: (São Lucas 22,30; São João 5,45; Romanos 2,27; I Coríntios 2,15; 6,2; 6,3; Apocalipse 20,4); - PODEM INTRODUZIR-NOS NO CÉU: (São Lucas 16,9).
42. Terço rezado pelas almas no "purgatório" diminuem o sofrimento; Toda oração feita pelos mortos é bíblica. Isto já foi explicado com relação ao Livro 2 Macabeus, costume que tinham os judeus de fazer e o fazem até nossos dias através do KADISH. Jesus conta uma parábola ensinando-nos que temos o poder de socorrer aqueles que, tendo morrido, ainda devem ao Senhor. Ele nos diz que quando estes estiverem de posse dos TABERNÁCULOS ETERNOS poderão nos introduzir ali (São Lucas 16,9).
43. Deve-se rezar 10 Ave-Marias no terço intercaladas com apenas 1 Pai-Nosso;PERGUNTINHA SÓ PRA ENCHER LINGUIÇA. Se rezamos 10 Ave-Marias contra apenas um Pai-Nosso, significa que esta oração vale mais que uma Ave-Maria.44. Várias vertentes de terço (terço da misericórdia, terço bizantino, etc., etc.);Todas são orações. A Bíblia nos manda orar sem cessar e sem nunca desanimar.
45. Ajoelhar-se perante uma imagem e prestar-lhe culto;Culto de Veneração que se dirige não à imagem mas àquele a quem ela representa. Ajoelhar-se nem sempre significa adoração. Lembra de Josué que se prostrou por terra à frente das imagens de dois santos?
Voltar ao Índice
Gostaria que os participantes dessa comunidade me mostrassem onde se encontram na Bíblia:1. Indulgências plenárias.2. Assunção de Maria.3. Infalibilidade papal.4. Canonização dos santos.5. Confissão auricular.6. Maria "Mãe de Deus".7. Culto das imagens e das relíquias.8. Definição da comunhão com um só elemento, a hóstia. O uso do cálice restrito ao sacerdote.9. Missa como oferta propiciatória.10. Estabelecimento do Dia de Finados.11. Festa da Assunção de Maria.12. Festa do Sagrado Coração.13. Imaculada Conceição de Maria.14. Indulgências plenárias.15. Cânon da Missa.16. Culto aos anjos.17. Adoração à hóstia.18. Oração da Ave-Maria.19. Oração pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.20. Os 7 sacramentos.21. Pagamento da missa.22. Papado.23. Procissão do Santíssimo Sacramento.24. Proibição aos leigos a leitura da Bíblia.25. Proibição do casamento para os sacerdotes.26. Purgatório.27. Quaresma28. "Santa Inquisição".29. Tradição com autoridade igual à da Bíblia.30. Transubstanciação.31. Uma denominação religiosa proclamada como sendo a única verdadeira, e somente nela o homem pode encontrar a salvação...32. Uso do latim como língua oficial nas celebrações litúrgicas.33. Uso do rosário.34. Venda de indulgências.35. Batismo de criancinhas;36. Batismo por aspersão;37. Consubstanciação;38. Transignificação;39. Maria, depois de morta, pode interceder pela salvação dos vivos;40. Homens mortos podem interceder pelos vivos;41. Santos (depois de mortos) podem realizar milagres;42Terço rezado pelas almas no "purgatório" diminuem o sofrimento;43. Deve-se rezar 10 Ave-Marias no terço intercaladas com apenas 1 Pai-Nosso;44. Várias vertentes de terço (terço da misericórdia, terço bizantino, etc., etc.);45. Ajoelhar-se perante uma imagem e prestar-lhe culto.
Para exigir esta condição seria necessário que os protestantes provassem, também dentro da Bíblia, que tudo quanto a Igreja ensina tem que estar implícita ou explicitamente na Bíblia. Deveriam provar também que a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo pode errar quando nos ensina alguma coisa.a) 1. Indulgências plenárias. 2. Assunção de Maria. 3. Infalibilidade papal. 4. Canonização dos santos.O Papa é legítimo sucessor do Apóstolo Pedro; a este foi dito, em primeiro lugar: "O que ligares na terra será também ligado nos Céus" (São Mateus 16,19). Implica isso em saber que os atos do Bispo de Roma (São Pedro foi o Primeiro Bispo de Roma segundo nos relata Santo Irineu de Lion por volta de 180 d.C.), são confirmados pelo Céus (Deus). Ora, se Deus não pode confirmar o erro, se infere que o Papa não pode errar quando fala "ex-catedra".Assim entendido, a declaração papal sobre as indulgências, Assunção de Maria e Canonização de Santos, são confirmados pelos céus, portanto são verdades que todo verdadeiro cristão deve crer.
5. Confissão auricular.Cristo deu a seus apóstolos e a seus legítimos sucessores o poder de PERDOAR e de RETER os pecados segundo está escrito:PODER PARA PERDOAR - "Dizendo isso, soprou sobre eles e lhe disse: 'Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos" (Jo 20,22-23) A confissão dos pecados se liga ao poder de PERDOAR ou de RETER os pecados. É ouvindo que o sacerdote, guiado pelo Espírito Santo, poderá saber se o pecador pode receber a ABSOLVIÇÃO de seus pecados ou não. Além disso o ato de se confessar é bíblico e recomendado como remédio para a cura da alma: CONFISSÃO - "Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados" (Ti 5,16).Ora, se se pode confessar "uns aos outros", por que os evangélicos acham que não se deve fazer isso a quem tem o poder da dar ABSOLVIÇÃO?
6. Maria "Mãe de Deus"."Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (São Lucas 1,43). A Expressão "meu Senhor" corresponde a dizer "meu Deus" como no caso: "Disse o Senhor a meu Senhor" (São Lucas 1,43)7. Culto das imagens e das relíquias.O culto (de veneração) às imagens e relíquias é bíblico. Deus falava aos hebreus dentre dois querubins de ouro e foi à frente deles que Josué prostrou-se com o rosto em terra, com as vestes rasgadas e pó sobre a cabeça (Josué 7,6), juntamente com todos os anciãos de Israel, e Deus aceitou sua adoração e atendeu seu pedido. Foi também através dos ossos de Eliseu que Deus ressuscitou um morto (II Reis 13,21).
8. Definição da comunhão com um só elemento, a hóstia. O uso do cálice restrito ao sacerdote.A diferença não é somente essa. Os católicos ao comungar sob uma única espécie, comungam o CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE DE CRISTO. O protestante, mesmo porque não têm poder para consagrar as sagradas espécies, recebem tão somente pão e vinho que por si mesmos não têm qualquer utilidade nem dão a garantia das promessas de Cristo. Quando Jesus disse "ISTO É O MEU CORPO" (São Marcos 14,22) estava afirmando que aquele pão já não era mais pão e sim o seu próprio Corpo que, naturalmente não vem separado de seu sangue.
9. Missa como oferta propiciatória.O Corpo e Sangue de Cristo foram oferecidos em propriciação de todos os pecados. Jesus ordenou a seus discípulos (e a seus sucessores) que fizessem aquele sacrifício em sua memória. São Malaquias profetiza que em todo tempo e lugar se ofereciam a Deus incenso e uma oferta pura, que não se pode confundir com os sacrifícios do Antigo Testamento: EM TODO TEMPO E LUGAR - "Vá, antes, um de vós e feche as portas. Não acendereis mais inutilmente o fogo no meu altar. Não tenho nenhuma complacência convosco - diz o Senhor dos exércitos - e nenhuma oferta de vossas mãos me é agradável. Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e EM TODO LUGAR SE OFERECEM AO MEU NOME O INCENSO, SACRIFÍCIOS E OBLAÇÕES PURAS. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos." (Malaquias 1,10-11)
10. Estabelecimento do Dia de Finados.11. Festa da Assunção de Maria.12. Festa do Sagrado Coração.Pequenos atos que a Igreja tem toda a autoridade para estabelecer. Lembre-se do que foi dito sobre a autoridade do papa nas quatro primeiras perguntas.
13. Imaculada Conceição de Maria.Isto é bíblico e está contida na fala do Arcanjo São Gabriel que chama a Santíssimo Virgem de "KEKHARITOMENE" que, literalmente significa: "Tu que sempre tivestes a plenitude da graça divina". Não existe em outra língua termo que possa corresponder a este14. Indulgências plenárias. - PERGUNTA REPETIDA.15. Cânon da Missa. VER PERGUNTA 9.
16. Culto aos anjos.Também culto (de veneração) aos santos:Se Deus os serve, lhes dá honra, glória e louvores é porque efetivamente eles merecem e, se merecem, por que não havemos também de servi-los, honrá-los, glorificá-los e louvá-los? - SERVE SEUS SANTOS - "Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. (São Lucas 12,37)- LOUVA-OS: (Romanos 2,29; I Coríntios 4,5; I São Pedro 1,7). - HONRA-OS: (São João 12,26; Romanos 2,7; 2,10; I Timóteo 3,13; I São Pedro 1,7; I São Pedro 2,7 ); - GLÓRIFICA-OS: (São João 12,26; Romanos 2,7; 2,10; I Timóteo 3,13; I São Pedro 1,7; I São Pedro 2,7)17. Adoração à hóstia. VER RESPOSTA 8. A adoração da hóstia e consequência do que foi dito ali.;
18. Oração da Ave-Maria. É bíblica no que se refere ao louvor à Virgem Mãe de Deus; a segunda parte, uma oração própria dos fiéis, também recomendada pela Bíblia que nos pede para orarmos frequentemente.19. Oração pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.Consta em 2Macabeus, livro que, apesar de inspirado, foi atirado ao lixo pelos rebelados. É a mesma oração que os judeus faziam e ainda fazem através do KADISH.
20. Os 7 sacramentos.Todos recebidos dos santos apóstolos segundo está escrito: "Assim, pois, irmãos, ficai firmes e CONSERVAI os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa. (II Tessalonicenses 2,15). São ensino da Santa Igreja de Cristo que é o inerrante sustentáculo da verdade (1Tim 3,15)
21. Pagamento da missa.Ninguém poderia jamais pagar o sacrifício de Cristo. A Igreja nos manda pagar dízimo "segundo o costume". É por ocasião da celebração de alguns sacramentos que este dízimo é pago.22. Papado. RESPOSTA CONTIDA NA PERGUNTA 4
23. Procissão do Santíssimo Sacramento.A procissão é bíblica. Ver: Josué 3.24. Proibição aos leigos a leitura da Bíblia.Mentira protestante.
25. Proibição do casamento para os sacerdotes.Disciplina eclesiástica estabelecida pela Igreja que tem autoridade para suspendê-la quando quiser. Porém não o faz porque o Espírito Santo não quer. É lógico que ela tem o poder de exigir toda a santidade de seus sacerdotes a exemplo de Cristo e dos santos apóstolos. São Pedro era viúvo. A tradução protestante que diz que os apóstolos (inclusive São Pedro) levavam suas mulheres em suas viagens é falsa.26. Purgatório. VER RESPOSTA 1927. Quaresma. VER RESPOSTAS 10 a 12
28. "Santa Inquisição". Isto é ato de governo que nada tem a ver com doutrina da Santa Igreja, Além disso os protestante também tiveram sua INQUISIÇÃO que fez muito mais vítimas e foi muitíssimo mais cruel. Naquela que era condenado tinha direito a julgamento justo e raramente era condenado.29. Tradição com autoridade igual à da Bíblia."QUEM VOS OUVE A MIM OUVE..." (São Lucas, 10,16)30. Transubstanciação. VER RESPOSTA 9.
31. Uma denominação religiosa proclamada como sendo a única verdadeira, e somente nela o homem pode encontrar a salvação...A Igreja é o CORPO DE CRISTO (Efésios 1,22-23). Quem dela se afasta, se separa de Cristo. Ninguém se salva separado de Cristo.32. Uso do latim como língua oficial nas celebrações litúrgicas. VER RESPOSTAS 10 a 1233. Uso do rosário. IDEM.
34. Venda de indulgências.MENTIRA PROTESTANTE.35. Batismo de criancinhas;Não há proibição bíblica para não batizar crianças e além disso está provado que os primeiros cristãos batizam crianças e até bebês. VER TRADIÇÕES.36. Batismo por aspersão; VER TRADIÇÕES.37. Consubstanciação; VER EUCARISTIA38. Transignificação; BOBAGEM PROTESTANTE. 39. Maria, depois de morta, pode interceder pela salvação dos vivos; 40. Homens mortos podem interceder pelos vivos; 41. Santos (depois de mortos) podem realizar milagres;Primeiramente os que estão junto de Deus não estão mortos.Em segundo lugar, Os santos, depois desta, podem muito mais ainda que quando caminhavam conosco nesta vida. Eles receberam de Cristo o PODER de reinar, julgar e até de nos introduzir nos céus. - REINAM: - (Romanos 5,17; II Timóteo 2,12; Apocalipse 5, 9-10; 20,6; 22,5); - JULGAM: (São Lucas 22,30; São João 5,45; Romanos 2,27; I Coríntios 2,15; 6,2; 6,3; Apocalipse 20,4); - PODEM INTRODUZIR-NOS NO CÉU: (São Lucas 16,9).
42. Terço rezado pelas almas no "purgatório" diminuem o sofrimento; Toda oração feita pelos mortos é bíblica. Isto já foi explicado com relação ao Livro 2 Macabeus, costume que tinham os judeus de fazer e o fazem até nossos dias através do KADISH. Jesus conta uma parábola ensinando-nos que temos o poder de socorrer aqueles que, tendo morrido, ainda devem ao Senhor. Ele nos diz que quando estes estiverem de posse dos TABERNÁCULOS ETERNOS poderão nos introduzir ali (São Lucas 16,9).
43. Deve-se rezar 10 Ave-Marias no terço intercaladas com apenas 1 Pai-Nosso;PERGUNTINHA SÓ PRA ENCHER LINGUIÇA. Se rezamos 10 Ave-Marias contra apenas um Pai-Nosso, significa que esta oração vale mais que uma Ave-Maria.44. Várias vertentes de terço (terço da misericórdia, terço bizantino, etc., etc.);Todas são orações. A Bíblia nos manda orar sem cessar e sem nunca desanimar.
45. Ajoelhar-se perante uma imagem e prestar-lhe culto;Culto de Veneração que se dirige não à imagem mas àquele a quem ela representa. Ajoelhar-se nem sempre significa adoração. Lembra de Josué que se prostrou por terra à frente das imagens de dois santos?
Voltar ao Índice