Santíssima Trindade
SANTÍSSIMA TRINDADE
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Pela razão natural só não provamos a existência de um Deus, Criador e perfeitíssimo. Sobre sua natureza íntima somente Ele nos pode revelar, comunicando-se a nós aqui na Terra, pela obscuridade da fé, e depois da morte, na luz beatífica do céu.
Jesus Cristo nos revelou que em Deus subsistem três Pessoas distintas numa só natureza: Pai, Filho e Espírito Santo. É o mistério da Santíssima Trindade. Mistério no sentido estrito, porque essa verdade não foi descoberta pelo nosso raciocínio e, mesmo depois de conhecida pela inteligência não entendemos o nexo do termo em questão.
No caso não há contradição entre Uma Natureza e Três Pessoas. Não dizemos que Uma Natureza são três Naturezas ou que um Deus são três deuses. Nada disso. Pois o Pai eterno tem a mesma Natureza que o Filho e o Espírito Santo. Assim, pela natureza comum, cada Pessoa é o mesmo e único Deus.
As relações em Deus são: Paternidade, Filiação e Expiração. Significam o modo como se originam eternamente. Essas relações de origem perfazem a vida e felicidade absoluta de Deus, porque: de uma parte excluem a solidão, pela tríplice comunicação de Pessoa; por outra, não sofrem o mal da divisão, pela unidade da essência, simples e imutável.
O Pai conhecendo sua própria perfeição, gera eternamente o Filho, que é o verbo ou imagem intelectual de Deus. E de ambos, Pai e Filho, como de um só princípio de amor, procede o Espírito Santo – não criado nem gerado mas procedente, igual em tudo às demais Pessoas.
Podemos e costumamos determinar atribuições diferentes às Pessoas divinas. Mas não de modo exclusivo. Assim ao Pai Eterno, como a fonte de todo poder, atribuímos o benefício da Criação. Ao Filho, como à Sede da Sabedoria, atribuímos a Redenção; e ao Espírito Santo, Amor Substancial, a santificação das almas.
O homem tem três faculdades: memória, inteligência, vontade. Um corpo tem três dimensões: comprimento, altura, largura. A água tem três estados: sólido, líquido e gasoso. Uma brasa tem carvão, luz e calor. Qualquer analogia, porém, será uma imagem muito apagada elongínqua da realidade sobrenatural que é Deus: Vida, Verdade, Amor.
ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que procedo do Pai e do Filho como de um só princípio, por inspiração daa vontade e de amor divino. Portanto, Deus verdadeiro, adorado e glorificado juntamente com as outras Pessoas.
O Espírito Santo, como tal, só se menciona e se manifesta no Novo Testamento, em diversos lugares. O Espírito Santo já atuava no Antigo Testamento, dando a vida sobrenatural pela graça, e falando ao Povo de Deus pelos profetas. Age sempre como alma da Igreja, fonte do amor, pureza e santidade.
Jesus Cristo prometeu e enviou o Espírito Santo para ser o Paráclito, isto é, o Advogado junto da Igreja. Ele a defende, protege, rege e governa, livrando-a dos perigos e perseguições, conduzindo as almas ao destino eterno.
O Espírito Santo purifica e santifica os homens como filhos de Deus, infundindo, nos que não se lhe opõem, a graça divina – uma realidade sobrenatural, que lhes penetra no mais íntimo do ser para os aperfeiçoar, à semelhança do Pai Eterno.
Os sete dons do Espírito Santo facilitam os hábitos intelectuais, afetivos e valitivos, afervoram os confessores e fortificam os mártires da fé. São eles: sabedoria e entendimento, conselho e fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
O cristão é templo do Espírito Santo porque a graça santificante, que nos dá a presença de toda Santíssima Trindade, é atribuída de modo especial à atuação do Espírito Santo, vínculo de amor e união divina.
O mais importante para o cristão é estar próximo de Deus e ao mistério sagrado da Trindade. Para se comunicar conosco Deus enviou o seu Filho. Jesus, portanto, é o rosto e a voz do Pai que vem ao nosso encontro.
O Espírito Santo dá continuidade à presença de Jesus. “Eu .rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco” (Jo 11,16). Portanto, quem vê, quem sente, quem ouve e segue o Espírito Santo, vê, sente, ouve e segue Jesus.
O caminho para chegar à Jesus é o Espírito Santo, da mesma forma que Jesus é o caminho para chegar ao Pai. Ele é que torna real, em nossos corações, a pessoa e a mensagem de Cristo.
O Espírito Santo dá testemunho de Cristo como Este dá testemunho do Pai. Praticamente, se Jesus é o caminho que nos leva ao Pai, o Espírito Santo agora é o caminho atual, prático e cotidiano que nos leva à Jesus.
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é nosso santificador, artífice da evangelização e motor de nossa conversão. É também guia e alma da Igreja.
A graça de Jesus Cristo e o amor do Pai eterno nos vêm pela comunhão do Espírito Santo. A graça e o amor existem desde todo o sempre, mas o Espírito Santo é que vem nos ensinar e nos mostrar sua existência.
Seria, para nós, inatingível a obra da libertação e redenção de Cristo, se o Espírito Santo não viesse nos esclarecer acerca de toda a verdade. Ao Espírito de amor são confiadas a salvação de nossa alma e sua santificação.
O Espírito Santo não é uma coisa ou uma força. Ele não é um fantasma. O Espírito Santo não é um sentimento místico, estranho, indefinido: também não é uma presença cósmica impessoal e fria.
O Espírito Santo é uma pessoa real. Ele tem personalidade. Tem sentimentos. Pode ser desobedecido, magoado, amado, honrado, adorado. Pode se comunicar conosco. Tem intelecto, vontade e emoções infinitos. Possui toda a natureza divina de Deus, o Pai e Deus, o Filho. E, mais importante, está pronto a assumir o controle de nossa vida.
O Espírito Santo nos convence de nosso pecado. Lembremo-nos que Ele é santo. Isso significa que é puro. Quando Ele nos controla, um dos efeitos é a nossa purificação e santificação.
Jesus muitas vezes falou do Espírito Santo, os apóstolos ainda não o conheciam. Jesus o comparou como vento que sopra. Não podemos ver o vento, mas podemos sentir a sua presença. Assim também o Espírito: ninguém o vê, mas podemos constatar a sua ação e os efeitos que ele nos causa.
O Espírito Santo, em geral é representado por três símbolos: a pomba branca, as línguas de fogo e o vento impetuoso.
A pomba branca aparece no batismo de Jesus e é o símbolo da doçura, simplicidade, bondade e paz.
As línguas de fogo e o vento impetuoso representam a forma como o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em Pentecostes.
O fogo representa o amor de Deus pelos homens.
O vento é o instrumento que torna o fogo mais forte e cada vez mais vivo.
São Lucas narra-nos a vinda do Espírito Santo no Cenáculo, no Livro do Atos dos Apóstolos (2,1-4).
Este é o maior milagre de Pentecostes: derrubar qualquer tipo de barreira entre pessoas e povos. Precisamos deste sopro de vida nova para nos acordar, nos aquecer, nos impulsionar à experiência de comunhão e participação.
Hoje, particularmente, estamos vivendo a era do Espírito Santo: somos a Igreja de Pentecostes. É justamente este Espírito Santo que nos faz experimentar a presença, a graça, a vida de Deus em nós. O Espírito Santo protagoniza a presença de Deus no mundo como o Pai o faz na criação e o Filho na Redenção.
Viver segundo o Espírito Santo é transformar o coração de pedra em coração de carne. É viver filialmente perante Deus e fraternalmente junto aos irmãos. É libertar-se das coisas velhas para seguir uma vida nova.
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Pela razão natural só não provamos a existência de um Deus, Criador e perfeitíssimo. Sobre sua natureza íntima somente Ele nos pode revelar, comunicando-se a nós aqui na Terra, pela obscuridade da fé, e depois da morte, na luz beatífica do céu.
Jesus Cristo nos revelou que em Deus subsistem três Pessoas distintas numa só natureza: Pai, Filho e Espírito Santo. É o mistério da Santíssima Trindade. Mistério no sentido estrito, porque essa verdade não foi descoberta pelo nosso raciocínio e, mesmo depois de conhecida pela inteligência não entendemos o nexo do termo em questão.
No caso não há contradição entre Uma Natureza e Três Pessoas. Não dizemos que Uma Natureza são três Naturezas ou que um Deus são três deuses. Nada disso. Pois o Pai eterno tem a mesma Natureza que o Filho e o Espírito Santo. Assim, pela natureza comum, cada Pessoa é o mesmo e único Deus.
As relações em Deus são: Paternidade, Filiação e Expiração. Significam o modo como se originam eternamente. Essas relações de origem perfazem a vida e felicidade absoluta de Deus, porque: de uma parte excluem a solidão, pela tríplice comunicação de Pessoa; por outra, não sofrem o mal da divisão, pela unidade da essência, simples e imutável.
O Pai conhecendo sua própria perfeição, gera eternamente o Filho, que é o verbo ou imagem intelectual de Deus. E de ambos, Pai e Filho, como de um só princípio de amor, procede o Espírito Santo – não criado nem gerado mas procedente, igual em tudo às demais Pessoas.
Podemos e costumamos determinar atribuições diferentes às Pessoas divinas. Mas não de modo exclusivo. Assim ao Pai Eterno, como a fonte de todo poder, atribuímos o benefício da Criação. Ao Filho, como à Sede da Sabedoria, atribuímos a Redenção; e ao Espírito Santo, Amor Substancial, a santificação das almas.
O homem tem três faculdades: memória, inteligência, vontade. Um corpo tem três dimensões: comprimento, altura, largura. A água tem três estados: sólido, líquido e gasoso. Uma brasa tem carvão, luz e calor. Qualquer analogia, porém, será uma imagem muito apagada elongínqua da realidade sobrenatural que é Deus: Vida, Verdade, Amor.
ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que procedo do Pai e do Filho como de um só princípio, por inspiração daa vontade e de amor divino. Portanto, Deus verdadeiro, adorado e glorificado juntamente com as outras Pessoas.
O Espírito Santo, como tal, só se menciona e se manifesta no Novo Testamento, em diversos lugares. O Espírito Santo já atuava no Antigo Testamento, dando a vida sobrenatural pela graça, e falando ao Povo de Deus pelos profetas. Age sempre como alma da Igreja, fonte do amor, pureza e santidade.
Jesus Cristo prometeu e enviou o Espírito Santo para ser o Paráclito, isto é, o Advogado junto da Igreja. Ele a defende, protege, rege e governa, livrando-a dos perigos e perseguições, conduzindo as almas ao destino eterno.
O Espírito Santo purifica e santifica os homens como filhos de Deus, infundindo, nos que não se lhe opõem, a graça divina – uma realidade sobrenatural, que lhes penetra no mais íntimo do ser para os aperfeiçoar, à semelhança do Pai Eterno.
Os sete dons do Espírito Santo facilitam os hábitos intelectuais, afetivos e valitivos, afervoram os confessores e fortificam os mártires da fé. São eles: sabedoria e entendimento, conselho e fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
O cristão é templo do Espírito Santo porque a graça santificante, que nos dá a presença de toda Santíssima Trindade, é atribuída de modo especial à atuação do Espírito Santo, vínculo de amor e união divina.
O mais importante para o cristão é estar próximo de Deus e ao mistério sagrado da Trindade. Para se comunicar conosco Deus enviou o seu Filho. Jesus, portanto, é o rosto e a voz do Pai que vem ao nosso encontro.
O Espírito Santo dá continuidade à presença de Jesus. “Eu .rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco” (Jo 11,16). Portanto, quem vê, quem sente, quem ouve e segue o Espírito Santo, vê, sente, ouve e segue Jesus.
O caminho para chegar à Jesus é o Espírito Santo, da mesma forma que Jesus é o caminho para chegar ao Pai. Ele é que torna real, em nossos corações, a pessoa e a mensagem de Cristo.
O Espírito Santo dá testemunho de Cristo como Este dá testemunho do Pai. Praticamente, se Jesus é o caminho que nos leva ao Pai, o Espírito Santo agora é o caminho atual, prático e cotidiano que nos leva à Jesus.
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é nosso santificador, artífice da evangelização e motor de nossa conversão. É também guia e alma da Igreja.
A graça de Jesus Cristo e o amor do Pai eterno nos vêm pela comunhão do Espírito Santo. A graça e o amor existem desde todo o sempre, mas o Espírito Santo é que vem nos ensinar e nos mostrar sua existência.
Seria, para nós, inatingível a obra da libertação e redenção de Cristo, se o Espírito Santo não viesse nos esclarecer acerca de toda a verdade. Ao Espírito de amor são confiadas a salvação de nossa alma e sua santificação.
O Espírito Santo não é uma coisa ou uma força. Ele não é um fantasma. O Espírito Santo não é um sentimento místico, estranho, indefinido: também não é uma presença cósmica impessoal e fria.
O Espírito Santo é uma pessoa real. Ele tem personalidade. Tem sentimentos. Pode ser desobedecido, magoado, amado, honrado, adorado. Pode se comunicar conosco. Tem intelecto, vontade e emoções infinitos. Possui toda a natureza divina de Deus, o Pai e Deus, o Filho. E, mais importante, está pronto a assumir o controle de nossa vida.
O Espírito Santo nos convence de nosso pecado. Lembremo-nos que Ele é santo. Isso significa que é puro. Quando Ele nos controla, um dos efeitos é a nossa purificação e santificação.
Jesus muitas vezes falou do Espírito Santo, os apóstolos ainda não o conheciam. Jesus o comparou como vento que sopra. Não podemos ver o vento, mas podemos sentir a sua presença. Assim também o Espírito: ninguém o vê, mas podemos constatar a sua ação e os efeitos que ele nos causa.
O Espírito Santo, em geral é representado por três símbolos: a pomba branca, as línguas de fogo e o vento impetuoso.
A pomba branca aparece no batismo de Jesus e é o símbolo da doçura, simplicidade, bondade e paz.
As línguas de fogo e o vento impetuoso representam a forma como o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em Pentecostes.
O fogo representa o amor de Deus pelos homens.
O vento é o instrumento que torna o fogo mais forte e cada vez mais vivo.
São Lucas narra-nos a vinda do Espírito Santo no Cenáculo, no Livro do Atos dos Apóstolos (2,1-4).
Este é o maior milagre de Pentecostes: derrubar qualquer tipo de barreira entre pessoas e povos. Precisamos deste sopro de vida nova para nos acordar, nos aquecer, nos impulsionar à experiência de comunhão e participação.
Hoje, particularmente, estamos vivendo a era do Espírito Santo: somos a Igreja de Pentecostes. É justamente este Espírito Santo que nos faz experimentar a presença, a graça, a vida de Deus em nós. O Espírito Santo protagoniza a presença de Deus no mundo como o Pai o faz na criação e o Filho na Redenção.
Viver segundo o Espírito Santo é transformar o coração de pedra em coração de carne. É viver filialmente perante Deus e fraternalmente junto aos irmãos. É libertar-se das coisas velhas para seguir uma vida nova.
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