SANTA MISSA - VERDADEIRO SACRIFÍCIO!
1. “Quando alguém apresentar ao Senhor uma oblação como oferta, a sua oblação será de flor de farinha; derramará sobre ela azeite, ajuntando também incenso.
2. E levá-la-á ao sacerdote, filho de Aarão, o qual tomará um punhado de flor de farinha com azeite, e todo o incenso, e a queimará no altar como um memorial. Este é um sacrifício consumido pelo fogo, de agradável odor ao Senhor.
8. Trarás ao Senhor a oblação assim preparada, e a entregarás ao sacerdote, que a colocará no altar.
9. Ele separará da oblação o que deverá ser oferecido como memorial, e o queimará no altar. Este é um sacrifício consumido pelo fogo, de agradável odor ao Senhor.
15. Derramarás azeite por cima, ajuntando também o incenso; esta é uma oblação.
16. O sacerdote queimará como memorial uma parte do grão moído e do azeite com todo o incenso. Este é um sacrifício feito pelo fogo ao Senhor.” Lv 2, 1-2.8-9.15-16;
11. Se não houver meio de se encontrarem duas rolas ou dois pombinhos, trará como oferta, pelo pecado cometido, o décimo de um efá de flor de farinha em sacrifício pelo pecado. Não lhe deitará azeite nem lhe porá incenso, porque é um sacrifício pelo pecado.
12. Trará ao sacerdote, que dela tomará um punhado como memorial, e a queimará sobre o altar, entre os sacrifícios feitos pelo fogo ao Senhor; este é um sacrifício pelo pecado. Lv 5, 11-12;
7. Sobre cada pilha porás incenso puro, que será um memorial oferecido pelo fogo ao Senhor. Lv 24, 7;
2. E levá-la-á ao sacerdote, filho de Aarão, o qual tomará um punhado de flor de farinha com azeite, e todo o incenso, e a queimará no altar como um memorial. Este é um sacrifício consumido pelo fogo, de agradável odor ao Senhor.
8. Trarás ao Senhor a oblação assim preparada, e a entregarás ao sacerdote, que a colocará no altar.
9. Ele separará da oblação o que deverá ser oferecido como memorial, e o queimará no altar. Este é um sacrifício consumido pelo fogo, de agradável odor ao Senhor.
15. Derramarás azeite por cima, ajuntando também o incenso; esta é uma oblação.
16. O sacerdote queimará como memorial uma parte do grão moído e do azeite com todo o incenso. Este é um sacrifício feito pelo fogo ao Senhor.” Lv 2, 1-2.8-9.15-16;
11. Se não houver meio de se encontrarem duas rolas ou dois pombinhos, trará como oferta, pelo pecado cometido, o décimo de um efá de flor de farinha em sacrifício pelo pecado. Não lhe deitará azeite nem lhe porá incenso, porque é um sacrifício pelo pecado.
12. Trará ao sacerdote, que dela tomará um punhado como memorial, e a queimará sobre o altar, entre os sacrifícios feitos pelo fogo ao Senhor; este é um sacrifício pelo pecado. Lv 5, 11-12;
7. Sobre cada pilha porás incenso puro, que será um memorial oferecido pelo fogo ao Senhor. Lv 24, 7;
25. O sacerdote tomará das mãos da mulher a oblação de ciúme, agitá-la-á diante do Senhor e a aproximará do altar;
26. tomará um punhado dessa oblação como memorial e o queimará sobre o altar; depois disso dará de beber à mulher as águas amargas. Num 5,25-26;
30. E quando ele estava prestes a morrer sob os golpes, exclamou entre suspiros: O Senhor que possui a ciência santíssima o vê: podendo eu livrar-me da morte, sofro em meu corpo os tormentos cruéis dos açoites, mas os suporto com alma alegre porque é a ele que temo.
31. Dessa maneira passou à outra vida, deixando com sua morte não somente aos jovens, mas também a toda a sua gente, um exemplo de coragem e um memorial de virtude. 2Mc 6, 30-31.
Por tudo isso, depreende-se que memorial, biblicamente, é o mesmo que sacrifício. Assim era na Lei de Moisés, que Jesus não veio revogar, mas trazer à perfeição.
Diz a Bíblia protestante (João Ferreira de Almeida):
1 E HAVIA em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,
2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
4 O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; At 10, 1-4.
26. tomará um punhado dessa oblação como memorial e o queimará sobre o altar; depois disso dará de beber à mulher as águas amargas. Num 5,25-26;
30. E quando ele estava prestes a morrer sob os golpes, exclamou entre suspiros: O Senhor que possui a ciência santíssima o vê: podendo eu livrar-me da morte, sofro em meu corpo os tormentos cruéis dos açoites, mas os suporto com alma alegre porque é a ele que temo.
31. Dessa maneira passou à outra vida, deixando com sua morte não somente aos jovens, mas também a toda a sua gente, um exemplo de coragem e um memorial de virtude. 2Mc 6, 30-31.
Por tudo isso, depreende-se que memorial, biblicamente, é o mesmo que sacrifício. Assim era na Lei de Moisés, que Jesus não veio revogar, mas trazer à perfeição.
Diz a Bíblia protestante (João Ferreira de Almeida):
1 E HAVIA em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,
2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
4 O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; At 10, 1-4.
Em uma das traduções católicas:
4. Cornélio fixou nele os olhos e, possuído de temor, perguntou: Que há, Senhor? O anjo replicou: As tuas orações e as tuas esmolas subiram à presença de Deus como uma oferta de lembrança.
O memorial, ou memento, é a oferta que se faz para que Deus Se lembre da aliança que fez com Seu povo. Sempre foi assim, desde a primeira aliança. Por isso, memorial, memória, é oferta de lembrança.
Jesus mandou: Fazei isto em memória de mim... Assentado à mesa com doze judeus, formados na Tora, é certo que eles entenderam muito bem do que se tratava, uma vez que isto se dava exatamente no dia em que se deveria imolar a Páscoa (Lc 22, 7; 1Cor 5,7; Jo 1, 29).
Fazei disso o vosso memorial.
Fazei disso a vossa oferenda.
Fazei disso o vosso sacrifício.
Este é o vosso memorial, a vossa oferenda, o vosso sacrifício: Meu Corpo e Meu Sangue.
Cristo, antes, havia dito claramente:
4. Cornélio fixou nele os olhos e, possuído de temor, perguntou: Que há, Senhor? O anjo replicou: As tuas orações e as tuas esmolas subiram à presença de Deus como uma oferta de lembrança.
O memorial, ou memento, é a oferta que se faz para que Deus Se lembre da aliança que fez com Seu povo. Sempre foi assim, desde a primeira aliança. Por isso, memorial, memória, é oferta de lembrança.
Jesus mandou: Fazei isto em memória de mim... Assentado à mesa com doze judeus, formados na Tora, é certo que eles entenderam muito bem do que se tratava, uma vez que isto se dava exatamente no dia em que se deveria imolar a Páscoa (Lc 22, 7; 1Cor 5,7; Jo 1, 29).
Fazei disso o vosso memorial.
Fazei disso a vossa oferenda.
Fazei disso o vosso sacrifício.
Este é o vosso memorial, a vossa oferenda, o vosso sacrifício: Meu Corpo e Meu Sangue.
Cristo, antes, havia dito claramente:
51. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.
52. A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?
53. Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
54. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
55. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.
56. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.
58. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente. Jo 6, 51-58.
Não se tratava de parábola, de metáfora. Em verdade, em verdade vos digo: foram as palavras literais de Jesus. Essa expressão jamais poderia ser usada para uma parábola.
A Missa é o MEMORIAL (= SACRIFÍCIO) do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. É oferecido ao Pai como oferta de lembrança. Cristo renova a oblação que fez e faz do Seu Corpo e do Seu Sangue em um único sacrifício que começa na Ceia e se consuma na Cruz.
Dessa forma, a Santa Missa, longe de ser “repetição” do Sacrifício de Cristo, é a sua atualização. E a Ceia não se repete. A Santa Missa é a perpetuação daquela mesma Ceia. Não é outra.
Nos vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação... Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
52. A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?
53. Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
54. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
55. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.
56. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.
58. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente. Jo 6, 51-58.
Não se tratava de parábola, de metáfora. Em verdade, em verdade vos digo: foram as palavras literais de Jesus. Essa expressão jamais poderia ser usada para uma parábola.
A Missa é o MEMORIAL (= SACRIFÍCIO) do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. É oferecido ao Pai como oferta de lembrança. Cristo renova a oblação que fez e faz do Seu Corpo e do Seu Sangue em um único sacrifício que começa na Ceia e se consuma na Cruz.
Dessa forma, a Santa Missa, longe de ser “repetição” do Sacrifício de Cristo, é a sua atualização. E a Ceia não se repete. A Santa Missa é a perpetuação daquela mesma Ceia. Não é outra.
Nos vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação... Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Por outro lado, como poderíamos oferecer ao Pai algo que não está ali para ser oferecido?
Se oferecemos a Deus o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, é lógico que esse mesmo Corpo e esse mesmo Sangue necessariamente têm que estar presentes!
Quem tiver alguma coisa a dizer em contrário, que diga e que prove nas Escrituras. Não vale falácia ao vento.
Se oferecemos a Deus o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, é lógico que esse mesmo Corpo e esse mesmo Sangue necessariamente têm que estar presentes!
Quem tiver alguma coisa a dizer em contrário, que diga e que prove nas Escrituras. Não vale falácia ao vento.
Cadê o santo sacrifício e os sacerdotes ministeriais que o celebram, em qualquer seita separada de Roma? E como fica a Bíblia que em profecia afirma que o SACRIFÍCIO e também os SACERDOTES ministros jamais haveriam de desaparecer? Pois veja:
“... nunca se verá faltar os sacerdotes e os sacrifícios” (Jeremias 33,18)
Há essencialmente duas classes de Cristianismo, como há duas classes de Judaísmo:
a) – JUDAÍSMO - AS DUAS CLASSES: -
1 - Antes de Cristo: Com altar, sacrifício e sacerdotes... o Judaísmo de Moisés, Davi, Isaías... -
2 - Depois de Cristo: Sem altar, sacrifício, nem sacerdotes... o Judaísmo Rabínico atual!... "Rabi" significa "mestre"... mas não "sacerdote"!... Se Moisés ou Davi viessem hoje a Israel, não reconheceriam o Judaísmo atual. Realmente se têm cumprido as profecias da Bíblia, de que ao chegar o Messias desapareceriam os sacrifícios para ficar só o "sacrifício do Cordeiro de Deus" na Eucaristia!
b) – CRISTIANISMO - AS DUAS CLASSES: -
1 - Com sacrifício e sacerdotes: Católicos e Ortodoxos... onde o Cordeiro de Deus é o único Santo Sacrifício da Missa. -
2 - Sem sacrifício nem sacerdotes: a maioria de Protestantes... com "pastores", mas não "sacerdotes".
O "ANTICRISTO" - Jesus nos diz em ( Mt 24,15 ) que o primeiro que fará o Anticristo será a "Abominável Desolação" no lugar santo, como profetizou Daniel.
“... nunca se verá faltar os sacerdotes e os sacrifícios” (Jeremias 33,18)
Há essencialmente duas classes de Cristianismo, como há duas classes de Judaísmo:
a) – JUDAÍSMO - AS DUAS CLASSES: -
1 - Antes de Cristo: Com altar, sacrifício e sacerdotes... o Judaísmo de Moisés, Davi, Isaías... -
2 - Depois de Cristo: Sem altar, sacrifício, nem sacerdotes... o Judaísmo Rabínico atual!... "Rabi" significa "mestre"... mas não "sacerdote"!... Se Moisés ou Davi viessem hoje a Israel, não reconheceriam o Judaísmo atual. Realmente se têm cumprido as profecias da Bíblia, de que ao chegar o Messias desapareceriam os sacrifícios para ficar só o "sacrifício do Cordeiro de Deus" na Eucaristia!
b) – CRISTIANISMO - AS DUAS CLASSES: -
1 - Com sacrifício e sacerdotes: Católicos e Ortodoxos... onde o Cordeiro de Deus é o único Santo Sacrifício da Missa. -
2 - Sem sacrifício nem sacerdotes: a maioria de Protestantes... com "pastores", mas não "sacerdotes".
O "ANTICRISTO" - Jesus nos diz em ( Mt 24,15 ) que o primeiro que fará o Anticristo será a "Abominável Desolação" no lugar santo, como profetizou Daniel.
Segundo Daniel, em quatro passagens, esta Abominação consistirá em tirar o "sacrifício", e também os altares e sacerdotes ( Dan. 8,11; 9,27; 11,31; 12,11 ) E O ANTICRISTO JÁ ESTÁ AQUI!
São João diz que o Anticristo "... está por chegar, mas que já está no mundo !" ( 1 Jo 4,3 ) Se sua igreja não tem sacrifício, nem altar, nem sacerdote, ela já está com o espírito do anticristo ! ( 1 Jo 4,3 ). O essencial de toda religião, inclusive as pagãs, é um altar, um sacrifício e um sacerdote para oferecer o sacrifício a Deus. Muitas igrejas cristãs já perderam o "essencial", já têm espírito do anticristo !
*Traduzido do original Protestantes......y......Católicos "A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade" ( 1 Tim 3,15 ) "Todo aquele que divide Jesus é um anticristo" ( 1 Jo 4,3 )
São João diz que o Anticristo "... está por chegar, mas que já está no mundo !" ( 1 Jo 4,3 ) Se sua igreja não tem sacrifício, nem altar, nem sacerdote, ela já está com o espírito do anticristo ! ( 1 Jo 4,3 ). O essencial de toda religião, inclusive as pagãs, é um altar, um sacrifício e um sacerdote para oferecer o sacrifício a Deus. Muitas igrejas cristãs já perderam o "essencial", já têm espírito do anticristo !
*Traduzido do original Protestantes......y......Católicos "A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade" ( 1 Tim 3,15 ) "Todo aquele que divide Jesus é um anticristo" ( 1 Jo 4,3 )
6. O filho respeita seu pai e o servo, seu senhor. Ora, se eu sou Pai, onde estão as honras que me são devidas? E se eu sou o Senhor, onde está o temor que se me deve? - diz o Senhor dos exércitos a vós, sacerdotes, que desprezais o seu nome e dizeis: que desprezo temos tido por teu nome?
7. Ofereceis sobre o meu altar alimentos impuros! E ousais dizer: Em que desprezamos o teu nome? E julgais que a mesa do Senhor seja de pouca importância.
8. Se ofereceis em sacrifício um animal cego, não haverá mal algum nisto? E se trazeis um animal coxo e doente, não vedes mal algum nisto? Vai, pois, oferecê-lo ao teu governador; crês que lhe agradarias, que ele receberia bem? - diz o Senhor dos exércitos.
9. Ide agora rogar a Deus que nos perdoe! Tendo feito tudo isto com vossas próprias mãos, ouvir-vos-á ele favoravelmente? - diz o Senhor dos exércitos.
10. Vá, antes, um de vós e feche as portas. Não acendereis mais inutilmente o fogo no meu altar. Não tenho nenhuma complacência convosco - diz o Senhor dos exércitos - e nenhuma oferta de vossas mãos me é agradável.
11. Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos.
12. Vós, porém, o profanais quando dizeis: A mesa do Senhor está manchada; o que nela se oferece é um alimento comum. Ml 1, 6-11.
A Eucaristia não é alimento comum. É o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.
Por favor, meu caro, você falou, falou, e não disse nada.
Apresente agora um argumento qualquer, se é que o tem.
7. Ofereceis sobre o meu altar alimentos impuros! E ousais dizer: Em que desprezamos o teu nome? E julgais que a mesa do Senhor seja de pouca importância.
8. Se ofereceis em sacrifício um animal cego, não haverá mal algum nisto? E se trazeis um animal coxo e doente, não vedes mal algum nisto? Vai, pois, oferecê-lo ao teu governador; crês que lhe agradarias, que ele receberia bem? - diz o Senhor dos exércitos.
9. Ide agora rogar a Deus que nos perdoe! Tendo feito tudo isto com vossas próprias mãos, ouvir-vos-á ele favoravelmente? - diz o Senhor dos exércitos.
10. Vá, antes, um de vós e feche as portas. Não acendereis mais inutilmente o fogo no meu altar. Não tenho nenhuma complacência convosco - diz o Senhor dos exércitos - e nenhuma oferta de vossas mãos me é agradável.
11. Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos.
12. Vós, porém, o profanais quando dizeis: A mesa do Senhor está manchada; o que nela se oferece é um alimento comum. Ml 1, 6-11.
A Eucaristia não é alimento comum. É o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.
Por favor, meu caro, você falou, falou, e não disse nada.
Apresente agora um argumento qualquer, se é que o tem.
Santo Inácio de Antioquia, século I, bispo, que foi ordenado pelo próprio São Paulo, o Apóstolo, dizia:
Jesus sabia que seria entregue a morte e que daria a sua carne para a salvação do mundo, principalmente aqueles que crêem nele como alimento verdadeiro. Um alimento que confere e dá sentido à vida daqueles e daquelas que acreditam em sua proposta de vida, pois a sua proposta, confere a própria vida àqueles e àquelas que crêem: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos”.
Também na santa ceia, na ceia Pascal, Jesus reafirma a entrega do seu Corpo e do seu Sangue: “Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, tendo-o abençoado, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados”.
Jesus Cristo não disse: Isso representa o meu Corpo, Isso representa o meu Sangue, mas ele disse: “Isto é o Meu Corpo, Isto é o meu Sangue”. E reafirmou que se fizesse em comunidade em sua memória. Assim sendo, indiretamente nos diz que é necessário haver a Comunhão e a Participação, com Ele e com os irmãos, e participação juntamente n´Ele no Santíssimo Sacramento do Altar. E ainda mais. Nos confere a possibilidade de todos os homens e mulheres, de todas as línguas, raças e nações celebrarem essa unidade através da Eucaristia. SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
Santo Inácio foi o terceiro bispo de Antioquia, sendo sucessor de Santo Evodius, que foi o sucessor imediato de São Pedro. Ele escutou São João a pregar, quando ele era um menino, e conheceu São Policarpo, bispo de Esmirna. Sete de suas cartas foram escritas para várias comunidades cristãs estão preservadas. Santo Inácio foi preso, acorrentado e conduzido à Roma, onde ele recebeu coroa do mártir como ele foi jogado para feras na arena.
"Compreenda-o quem for capaz de o compreender. Ninguém se ufane de sua posição, pois o essencial é a fé e o amor, e nada se lhes prefira. Considerai bem como se opõem ao pensamento de Deus os que se prendem a doutrinas heterodoxas a respeito da graça de Jesus Cristo, vinda a nós. Não lhes importa o dever de caridade, nem fazem caso da viúva e do órfão, nem do oprimido, nem do prisioneiro ou do liberto, nem do que padece fome ou sede. Abstêm-se eles da Eucaristia e da oração, porque não reconhecem que a Eucaristia é a carne de nosso Salvador Jesus Cristo, carne que padeceu por nossos pecados e que o Pai, em Sua bondade, ressuscitou. Os que recusam o dom de Deus, morrem disputando". (Carta aos Esmirnenses, parágrafo 6 e 7, cerca de 80-110 d.C.)
"Sigam todos ao bispo, como Jesus Cristo ao Pai; sigam ao presbitério como aos apóstolos. Acatem os diáconos, como à lei de Deus. Ninguém faça sem o bispo coisa alguma que diga respeito à Igreja. Por legítima seja tida tão-somente a Eucaristia, feita sob a presidência do bispo ou por delegado seu. Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus também nos assegura a presença da Igreja católica. Sem o bispo, não é permitido nem batizar nem celebrar o ágape. Tudo, porém, o que ele aprovar será também agradável a Deus, para que tudo quanto se fizer seja seguro e legítimo." parágrafo 8.
"Compreenda-o quem for capaz de o compreender. Ninguém se ufane de sua posição, pois o essencial é a fé e o amor, e nada se lhes prefira. Considerai bem como se opõem ao pensamento de Deus os que se prendem a doutrinas heterodoxas a respeito da graça de Jesus Cristo, vinda a nós. Não lhes importa o dever de caridade, nem fazem caso da viúva e do órfão, nem do oprimido, nem do prisioneiro ou do liberto, nem do que padece fome ou sede. Abstêm-se eles da Eucaristia e da oração, porque não reconhecem que a Eucaristia é a carne de nosso Salvador Jesus Cristo, carne que padeceu por nossos pecados e que o Pai, em Sua bondade, ressuscitou. Os que recusam o dom de Deus, morrem disputando". (Carta aos Esmirnenses, parágrafo 6 e 7, cerca de 80-110 d.C.)
"Sigam todos ao bispo, como Jesus Cristo ao Pai; sigam ao presbitério como aos apóstolos. Acatem os diáconos, como à lei de Deus. Ninguém faça sem o bispo coisa alguma que diga respeito à Igreja. Por legítima seja tida tão-somente a Eucaristia, feita sob a presidência do bispo ou por delegado seu. Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus também nos assegura a presença da Igreja católica. Sem o bispo, não é permitido nem batizar nem celebrar o ágape. Tudo, porém, o que ele aprovar será também agradável a Deus, para que tudo quanto se fizer seja seguro e legítimo." parágrafo 8.
"Na graça que procede do Nome, vos reunis na mesma fé e em Jesus Cristo, que descende segundo a carne de Davi, filho do homem e filho de Deus, para obedecermos ao bispo e ao presbitério numa concórdia indivisível, partindo um mesmo pão, que é o remédio da imortalidade, antídoto contra a morte, mas vida em Jesus Cristo para sempre". Carta aos Efésios, parágrafo 20, cerca de 80-110 d.C.
"Não me agradam comida passageira, nem prazeres desta vida. Quero pão de Deus que é carne de Jesus Cristo, da descendência de Davi, e como bebida quero o sangue d?Ele, que é Amor incorruptível". Carta aos Romanos, parágrafo 7, cerca de 80-110 d.C.
"Apartai-vos das ervas daninhas que Jesus Cristo não cultiva, por não serem plantação do Pai.Não que tenha encontrado em vosso meio discórdias, pelo contrário encontrei um povo purificado. Na verdade, o que são propriedade de Deus e de Jesus Cristo estão com o Bispo, e todos os que se converterem e voltarem à unidade da Igreja, pertencerão também a Deus, par terem uma vida segundo Jesus Cristo. Não vos deixeis iludir, meus irmãos. Se alguém seguir a um cismático, não herdará o reino de Deus se alguém se guiar por doutrina alheia, não se conforma com a Paixão de Cristo. Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o que fizerdes" . [nay] (Carta aos Filadelfienses, parágrafos 3 e 4, 110 d.C.)
"Não me agradam comida passageira, nem prazeres desta vida. Quero pão de Deus que é carne de Jesus Cristo, da descendência de Davi, e como bebida quero o sangue d?Ele, que é Amor incorruptível". Carta aos Romanos, parágrafo 7, cerca de 80-110 d.C.
"Apartai-vos das ervas daninhas que Jesus Cristo não cultiva, por não serem plantação do Pai.Não que tenha encontrado em vosso meio discórdias, pelo contrário encontrei um povo purificado. Na verdade, o que são propriedade de Deus e de Jesus Cristo estão com o Bispo, e todos os que se converterem e voltarem à unidade da Igreja, pertencerão também a Deus, par terem uma vida segundo Jesus Cristo. Não vos deixeis iludir, meus irmãos. Se alguém seguir a um cismático, não herdará o reino de Deus se alguém se guiar por doutrina alheia, não se conforma com a Paixão de Cristo. Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o que fizerdes" . [nay] (Carta aos Filadelfienses, parágrafos 3 e 4, 110 d.C.)
SANTO IRINEU DE LIÃO
Santo Irineu foi o sucessor de São Potinus, sendo segundo bispo de Lion em 177. Muito jovem ele estudou sob São Policarpo. Considerado, um dos grandes teólogos do segundo século, Santo Irineu melhor, por seu conhecimento, para refutar as heresias dos gnósticos.
... declarou o cálice, uma parte de criação, por ser seu próprio Sangue, pelo qual faz nosso sangue fluir; e o pão, uma parte de criação, ele estabeleceu como seu próprio Corpo, pelo qual Ele completa nossos corpos." (Santo Irineu de Lião, Contra Heresias, 180 d.C.)
"Assim então, se a taça misturada e o pão fabricado recebem a Palavra de Deus e tornam-se Eucaristia, que é dizer, o Sangue e Corpo de Cristo, que fortifica e reconstrói a substância de nossa carne, como podem essas pessoas dizer que a carne é incapaz de receber o presente de Deus que é a vida eterna, quando isto é feito pelo Sangue e Corpo de Cristo, que são Seu membro? Como o apóstolo abençoado diz em sua carta aos Efésios, 'Nós somos membros de Seu Corpo, de sua carne e de seus ossos' (Ef 5,30). Ele não está falando de forma 'espiritual' e de ' homem invisível', 'um espírito não tem carne e ossos' (Lc 24,39). Não, ele está falando do organismo possuído por um ser humano real, composto de carne e nervos e esqueleto. Isto é este que é nutrido pela taça que é Seu Sangue, e é fortificado pelo pão que é Seu Corpo. O talo da vinha toma raiz na terra e futuramente dá frutos, e 'o grão de trigo cai na terra' (Jo 12,24), dissolve, ascende outra vez, multiplicado pelo Espírito de Deus, e finalmente depois é processando, é colocado para uso humano. Esses dois então recebe a Palavra de Deus e torna-se Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo." (Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade)
... declarou o cálice, uma parte de criação, por ser seu próprio Sangue, pelo qual faz nosso sangue fluir; e o pão, uma parte de criação, ele estabeleceu como seu próprio Corpo, pelo qual Ele completa nossos corpos." (Santo Irineu de Lião, Contra Heresias, 180 d.C.)
"Assim então, se a taça misturada e o pão fabricado recebem a Palavra de Deus e tornam-se Eucaristia, que é dizer, o Sangue e Corpo de Cristo, que fortifica e reconstrói a substância de nossa carne, como podem essas pessoas dizer que a carne é incapaz de receber o presente de Deus que é a vida eterna, quando isto é feito pelo Sangue e Corpo de Cristo, que são Seu membro? Como o apóstolo abençoado diz em sua carta aos Efésios, 'Nós somos membros de Seu Corpo, de sua carne e de seus ossos' (Ef 5,30). Ele não está falando de forma 'espiritual' e de ' homem invisível', 'um espírito não tem carne e ossos' (Lc 24,39). Não, ele está falando do organismo possuído por um ser humano real, composto de carne e nervos e esqueleto. Isto é este que é nutrido pela taça que é Seu Sangue, e é fortificado pelo pão que é Seu Corpo. O talo da vinha toma raiz na terra e futuramente dá frutos, e 'o grão de trigo cai na terra' (Jo 12,24), dissolve, ascende outra vez, multiplicado pelo Espírito de Deus, e finalmente depois é processando, é colocado para uso humano. Esses dois então recebe a Palavra de Deus e torna-se Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo." (Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade)