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sábado, dezembro 12, 2009

HITLER e A SUA IGREJA PROTESTANTE .



A Igreja Nacional do Reich ou Igreja do Reich (em alemão: Reichskirche) foi uma
igreja protestante da Alemanha nazista, 
cujo objetivo era abranger e nazificar todos os alemães protestantes numa única instituição.
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Foi criada em julho de 1933, quando os representantes das igrejas protestantes alemães escreveram uma constituição para uma Igreja do Reich, criada à partir da fusão das 28 igrejas luteranas e reformistas alemães, que englobavam em torno de 48 milhões de adeptos.
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Sua criação foi formalmente reconhecida pelo Reichstag no dia 14 de julho.[1]
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A ideologia da Igreja do Reich era baseada no "cristianismo positivo".[2]
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Durante a Segunda Guerra Mundial o regime nazista visava aplicar um programa de trinta pontos para a Igreja do Reich, no qual,pretendia-se substituir o cristianismo
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pelo paganismo germânico,[1] eles foram apresentados por Alfred Rosenberg,
editor do Völkischer Beobachter, assumidamente pagão, dentre os pontos mais
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importantes estão:
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1. A Igreja Nacional do Reich da Alemanha afirma categoricamente o direito e o poder exclusivos de controlar todas as igrejas na jurisdição do Reich: declara serem elas as igrejas nacionais do Reich alemão.
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5. A Igreja Nacional se dispõe a exterminar irrevogavelmente (...) as crenças cristãs estranhas e estrangeiras trazidas para a Alemanha no malfadado ano de 800.
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7. A Igreja Nacional não tem escribas, pastores, capelães ou padres, mais oradores do Reich para falar em seu nome.
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13. A Igreja Nacional exige a imediata publicação da cessação e difusão da Bíblia na Alemanha.
Imediatamente após a criação da Igreja do reich, surgiu uma luta para a eleição
de seu Bispo.
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O Führer Adolf Hitler insistia que ele devia ser dado à Ludwig Müller, o conselheiro de Hitler em assuntos da Igreja Protestante e chefe dos "cristãos alemães" (um grupo protestante neo-pagão)[4].
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Os dirigentes da Federação das Igrejas propuseram o pastor Friedrich von Bodelschwing, porém, o governo nazista interveio, dissolveu uma quantidade de organizações eclesiásticas provinciais, suspendeu diversos importantes dignitários
das igrejas protestantes, utilizando a S.A e a Gestapo, aterrorizando os que
apoiavam Bodelschwing. [1]
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Na véspera da eleição dos delegados ao sínodo que escolheria o bispo do Reich,
Hitler pessoalmente ocupou o rádio para exortar à eleição os cristãos alemães,
dos quais Müller era candidato. Bodelschwing retirou sua candidatura, e a eleição
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apresentou uma maioria de cristãos alemães que em setembro, no sínodo de Wittemberg, local escolhido por ser onde Martinho Lutero pela primeira vez
desafiara a Igreja Católica, Müller foi eleito bispo do Reich.
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No dia seguinte o dr. Reinhard Kraise propôs em uma reunião que o Antigo Testamento, de origem judaica fosse abandonado e o Novo Testamento fosse
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revisto de acordo com as doutrinas nazistas, mais sua idéia foi considerada exageradamente extremista e foi abandonada e Kraise suspenso.
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Nacional_do_Reich

COMO JESUS CHEGOU A SER NAZISTA NO PROTTESTANTISMO ALEMÃO
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"A base da minha apresentação é material de arquivo que faz poucos anos
descobri na Alemanha. Evidencia a existência dum pseudo-instituto de pesquisa
para teólogos, o qual se assemelha a outros institutos pseudocientíficos para a
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"pesquisa dos judeus", os quais foram instalados em quase todos os âmbitos acadêmicos da Alemanha durante o "Terceiro Império".
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No meio dia do sábado de 6 de maio de 1939, um grupo de teólogos, pastores e freqüentadores de igreja protestantes e reuniu na Wartburg histórica para, repleto
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de orgulho luterano e nacional-socialista, 
celebrar a abertura oficial do "Institut zur Erforschung und Beseitigung des jüdischen Einflusses auf das deutsche kirchliche Leben" [Instituto para a pesquisa e eliminação da influência judaica na vida eclesial alemã].
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Os fins do instituto eram tanto políticos como também teológicos.
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Para conseguir uma Igreja "desjudizada" para uma Alemanha que estava a "limpar"
a Europa de todos os judeus, o instituto desenvolveu novas interpretações da Bíblia e material novo para a liturgia.
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Nos seis anos da sua existência, durante os quais o regime nazista cometeu o genocídio nos judeus, o instituto definiu de novo o Cristianismo como uma religião germânica.
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O fundador desta, o ariano Jesus, teria lutado corajosamente para destruir o Judaísmo e teria caído vítima na luta, assim que os alemães agora estariam exortados a chegar a serem vencedores na própria luta de Jesus contra os judeus.
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Membros do instituto e muitos outros no Império trabalhavam dedicadamente "para o Führer [Líder, Dirigente = Adolf Hitler]", como Ian Kershaw o formulou, para ganhar a luta contra os judeus.

Na Alemanha nazista, a "higiene de raça" chegou a ser uma disciplina, na qual era ensinado como o corpo, em que o espírito ariano habita, possa ser protegido;
a teologia desse instituto se dedicava à assistência a esse espírito.
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A maioria dos membros e especialmente o diretor acadêmico do instituto, Walter Grundmann, professor para Novo Testamento em Jena, se via como vanguarda
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teológica, a qual se dedicava a resolver dum problema que já faz muito tempo atormentava:
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Como se pode tirar uma fronteira clara e explícita entre o Cristianismo primitivo
e o Judaísmo, eliminando todos os vestígios de influência judaica da teologia e prática cristãs?
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os membros do instituto se viam em condição para recuperar o Jesus historicamente genuíno, não judaico, fazendo a mensagem cristã compatível com identidade alemã contemporânea.
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Quiseram limpeza, autencidade e uma revolução teológica — tudo em nome do método histórico-crítico e da sua dedicação ao "Deutschtum". Alcançar isso eles quiseram pela extinção do judaico do cristão.
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Nem uma mensagem cristã que estivesse com judaico poderia ser útil a alemães,
nem uma mensagem judaica poderia ser uma doutrina exata de Jesus.
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Esta era, assim declarou, comparável como aquela da reformação: Os protestantes precisam hoje superar o Judaísmo como Lutero superou o catolicismo.
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A eliminação da influência judaica à vida alemã seria uma interpelação à situação religiosa alemã daquele tempo.
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Como as pessoas no tempo de Lutero não podiam imaginar um Cristianismo sem
o papa, assim não poderiam hoje em dia — assim Grundmann — os cristãos
imaginar uma salvação sem o Antigo Testamento.
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A Bíblia, assim Grundmann continuou, deveria ser limpada, a sua qualidade não-falsificada restituída, para anunciar ao mundo a verdade sobre Jesus, a saber que era um ariano, o qual aspirava a destruição do Judaísmo.
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e 1939 a 1945, o instituto funcionou como uma grande cobertura, sob a qual
se podia articular um grande número de posições teológicas antijudaicas de cientistas e pastores.
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Alguns, como o próprio Grundmann, empenhavam-se para o afastamento do
Antigo Testamento da Bíblia cristã., porque é um livro judaico.
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Outros, como Johannes Hempel, professor do Antigo Testamento na universidade
de Berlim, tentavam a manter o Antigo Testamento para os cristãos, já que era
no fundo uma mensagem sobre o povo de Israel (e não sobre os judeus), a qual
seria importante para o povo alemão ouvir.
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O que unia os membros do instituto era a confissão para a exterminação do judaico como meio para a limpeza do Cristianismo e da Alemanha.
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No público conhecido como "instituto de desjudiação" o instituto era o instrumento
da Igreja Protestante para a propaganda anti-semita.
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Grundmann escreveu em 1941:
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"Então, porém, o nosso povo que está na luta, contra os poderes satânicos do judaísmo mundial, por ordem e vida deste mundo em geral, com direito lhe dá a despedida, pois não pode lutar contra o judeu e abrir o seu coração ao rei dos judeus.
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"Com a prova de que Jesus era, não judeu, mas sim adversário dos judeus, 
Grundmann ligou o trabalho do instituto com os esforços de guerra dos nazistas.
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A extensão da força de atração do instituto era notável: professores universitários, docentes e estudantes evangélicos de teologia em todo o Império chegaram a ser membros do instituto.
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Os membros eram subdivididos em grupos de trabalho, produzindo dentro de um
ano uma versão "desjudizada" do Novo Testamento, um cancioneiro "desjudizado", um catecismo nazificado e um grande número de livros e panfletos para leigos e cientistas, nos quais expuseram os seus argumentos teológicos.
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Teoria racista e Teologia
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A minha pergunta abrangente é porque a teoria de raça era atrativa para teólogos protestantes da Alemanha durante a primeira metade do século 20, e porque era tão fácil interpretar o Cristianismo em categorias racistas.
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O racismo que se espalhou na segunda metade do século 19 na Europa, atraia protestantes alemães, primeiro, como componente nacionalismo.
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Com o século 20, porém, o racismo, especialmente o anti-semitismo, chegou a ser
um meio da modernização do Cristianismo e da legitimização das suas doutrinas.
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Jesus foi apresentado, primeiro como adversário do Judaísmo, a seguir como inimigo deste e, finalmente, como ariano.
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Porque um número tão grande de teólogos e pastores protestantes alemães foi
atraído pela teoria de raças e que criou uma autêntica teologia de raças?
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Quais ganhos teológicos alcançaram pelo racismo?
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A afinidade entre protestantismo alemão e retórica racista está,
 porém, ancorada, ainda mais profundamente do que somente em comundades, em opiniões de doutrina determinadas sobre os judeus.
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http://cristaos-e-judeus.info/1038.htm


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26 / 03 /2006 - Igreja vive dilema histórico
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ALEMANHA - O Terceiro Reich caiu há 61 anos, mas quem entra na Igreja Memorial Martinho Lutero pode achar que voltou no tempo.
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Este é o último templo nazista da Alemanha, cujo interior é decorado com símbolos de exaltação a Adolf Hitler e à supremacia ariana.
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Até um ano atrás, ainda era usado para cultos protestantes, mas foi fechado depois que um pedaço da fachada desabou.
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Desde então, a paróquia de Tempelhof está mobilizada para arrecadar fundos para
a reforma de toda a estrutura, abalada.
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A campanha, entretanto, faz os alemães encararem um dilema ético: deve-se salvar um símbolo nazista?
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Para Isolde Böhm, decana da paróquia, este é um esforço que vale a pena:

- O prédio vai continuar servindo de alerta às futuras gerações, uma forma de lembrar como a sociedade e a Igreja Protestante se alinharam com os nazistas nos anos 30.
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Na Martinho Lutero, símbolos sacros misturam-se aos políticos, um sinal claro do quanto o Movimento Cristão Alemão (DC, sigla em alemão) foi poderoso no regime
de Hitler.
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Esta corrente dentro da Igreja Protestante representava 30% dos fiéis nos anos
30 
e pretendia criar uma síntese do cristianismo e do nazismo.
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A figura de Jesus, talhada em madeira no púlpito, tem feições arianas.
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No rosto, não há expressão de sofrimento, mas de vitória.
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Em vez de apóstolos, quem acompanha Jesus são homens do temido esquadrão
de defesa Schutzstaffel (SS).
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Outros soldados, com o tradicional capacete da milícia, aparecem em todas as paredes do templo. A porta é guardada pela estátua de um paramilitar da tropa de assalto Sturmabteilung (SA).
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- Os membros da DC queriam uma forma de cristandade que fosse explicitamente anti-judaica e se adequasse à necessidade de uma nação ``masculina``,
poderosa - explica Doris.
12 mai


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As suásticas, 
apropriadas por Hitler como símbolo do Terceiro Reich, também apareciam em todas as partes da construção.
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Mas foram apagadas depois da Segunda Guerra, 
quando o uso tornou-se proibido
na Alemanha.
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Na nave, havia um busto do ditador, também retirado.
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- O rosto de Hitler talhado em madeira foi substituído pelo de Lutero - 
conta Isolde.
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- A DC queria mostrar que religião e nazismo podiam se fundir. Mas não é possível.
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O problema que este templo ressalta, e por isso deve ser preservado, é o perigo
de a Igreja tender a se adaptar à cultura corrente.
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É nestas horas que Isolde teme que, se reaberta, a igreja possa se tornar um lugar
de peregrinação para os neonazistas.
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O plano final é que a Martinho Lutero seja declarada patrimônio histórico da Alemanha e passe a receber fundos federais para manutenção.
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Mesmo que consiga ser reformado, o templo não voltará a abrigar serviços religiosos regulares.
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A nave é grande demais para o tamanho da comunidade protestante de Tempelhof.
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http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not.asp?id=8500&MES=/3/2006&max_por=10&max_ing=5
12 mai.
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Tem mais algumas fotos :
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Luminária interna.
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http://www.spiegel.de/img/0,1020,594876,00.jpg
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Jesus, a German soldier and an Aryan family adorn the pulpit
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Jesus, um soldado alemão e uma família ariana no púlpito
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http://www.dw-world.de/popups/popup_lupe/0,,1975382,00.html
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a mesma , em close :
vista externa da igreja:
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http://www.welt.de/multimedia/archive/00390/Martin_Luther_Gedae_390342g.jpg
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Jesus, o soldado e a família em outra perspectiva
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http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b5/MLGK_Kanzeldetail_Soldat.jpg
painel com simbolos nazistas, falando sobre Hindenburg (presidente na época ?)
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http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ec/MLGK_Grundsteingedenken_Hindenburg.jpg
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porta ( mostra o Principe Frederico e Lutero e suas teses diante de uma imagem de Jesus)
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http://www.greatcommission.com/berlin/12.jpg
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Diversas fotos do interior
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http://www.ev-kirchengemeinde-mariendorf.de/MLGK/mlgk02.htm
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Mais 19 fotos
http://www.qype.com/place/102951-Martin-Luther-Gedaechtniskirche-Berlin/photos
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foto + recente com pessoas participando de alguma reunião
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http://www.otto-bartning.de/20080120.jpg
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Sinos com a cruz e a suástica !!
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http://www.rbb-online.de/etc/medialib/rbb/rbb/fernsehen/himmel_und_erde/beitrag/nazi_dekor_im_kirchenschiff_media_0.file.jpg
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Painel com águia e simbolos cristãos
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/44/MLGK_Ikonen_Triumpfbogen.jpg
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foto do fundo da Igreja
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http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/MLGK_Apsis.jpg
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altar
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http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/MLGK_Altar_02.jpg
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capela
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http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/MLGK_Kapelle.jpg
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orgão e visão interna da Igreja
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http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5a/MLGK_Orgel.jpg
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soldado alemão
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http://www.taz.de/uploads/hp_taz_img/xl/luther.jpg
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Início da construção (1933-35)
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http://www.ev-kirchengemeinde-mariendorf.de/MLGK/mlgkalt3.JPG
http://www.ev-kirchengemeinde-mariendorf.de/MLGK/mlgk-chronik-bau02.jpg
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http://www.ev-kirchengemeinde-mariendorf.de/MLGK/mlgk-chronik-bau01.jpg
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http://www.ev-kirchengemeinde-mariendorf.de/MLGK/mlgk-chronik-bau03.jpg
http://www.ev-kirchengemeinde-mariendorf.de/MLGK/mlgk-chronik-grundstein01.jpg
fotos interna
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http://www.3sat.de/imperia/md/images/kulturzeit/2008/06_juni/11_20/1106_kirche4_n.jpg
http://www.3sat.de/imperia/md/images/kulturzeit/2008/06_juni/11_20/1106_kirche1_n_310x180.jpg
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fotos iguais
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http://www.spiegel.de/fotostrecke/fotostrecke-12941-7.html
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soldados alemães diante da cruz
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http://www.nobeliefs.com/mementoes/NaziCross2.gif
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Juventude hitlerista diante da cruz
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http://www.nobeliefs.com/mementoes/NaziCross.gif
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German Lutheran Church Gazette honoring Hitler
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Jornal da Igreja Luteran Alemã honrando Hitler
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http://www.nobeliefs.com/mementoes/DeaconMagazine.jpg
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http://www.nobeliefs.com/images/DeutschenChristen.jpg
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Presidium of the "German Christians," Berlin, November 13, 1933
The "German Christians" desired to achieve absolute organizational and ideological
conformity between the Protestant church and the National Socialist state.
Following their triumphant success in the Protestant church elections in July 1933
and the election of Ludwig Müller to the office of Reich bishop, they feel they have
reached the zenith of their power over church policy in the autumn of 1933.
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autor:Vanderley..
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http://farm1.static.flickr.com/46/113405981_1d0241ce66_o.jpg
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Fonte batismal, com um soldado !!!
http://talkingsquid.net/blogpix/baptismalfont.jpg
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