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sábado, novembro 14, 2009

REFUTANDO OBJEÇÕES CONTRA O ESPÍRITO SANTO

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Vamos aqui neste artigo, analisar os diversos argumentos usados pelas Testemunhas de Jeová contra a personalidade do Espírito Santo, a 3ª pessoa da Santíssima Trindade.
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1)Elas costumam citar At 2,17.18, objetando que se o Espírito Santo é DERRAMADO, Ele não pode ser uma pessoa.
− Mas o Sl 22(21),14 diz que Davi também é derramado, nem por isso ele deixa de ser uma pessoa. Veja também Fl 2,17 e 2 Tm 4,6.
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E mais: Enquanto At 2,17.18 fala-se do Espírito Santo ser derramado, em At 10,45, por exemplo, fala-se do DOM DO ESPÍRITO SANTO ser derramado. Ora, o que é derramado realmente é o dom do Espírito, não Ele. E quando em At 2 se fala do derramamento do Espírito, usa-se uma figura de linguagem denominada de METONÍMIA, figura em que se substitui um elemento por outro por causa da íntima relação entre eles. Como o dom do Espírito é algo intrínseco a Ele, portanto dá no mesmo dizer que um ou outro é derramado.
Logo, esse texto não nega a personalidade do Espírito Santo.
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A Bíblia diz que o Espírito Santo é DERRAMADO, que pessoas são BATIZADAS e UNGIDAS com Ele, diz ainda que Ele ENCHE pessoas e que pessoas são MARCADAS com Ele, etc. Por todas essas expressões, nota-se CLARAMENTE o simbolismo de cada uma delas. São formas figuradas de falar do DERRAMAMENTO, do BATISMO, da UNÇÃO, do ENCHIMENTO e da MARCAÇÃO que o DOM do Espírito de Deus impregna em nós. Não podemos tomar tais expressões em sentido literal, pois se o Espírito Santo é DERRAMADO, como Ele pode, por exemplo, MARCAR pessoas? Tal simbolismo referente ao Espírito de Deus é similar ao que a mesma Sagrada Escritura faz com Nosso Senhor Jesus Cristo. Ora Este é tido como pão, ora como porta, ora como ressurreição, ora como vida, ora como luz, ora como verdade, ora como caminho, ora como videira, etc. Ver Jo 6,35; 10, 7; 11,25; 12,46; 14,6; 15,1.
A diversidade de expressões que literalmente levaria a crer no Espírito Santo como algo impessoal, leva-nos obrigatoriamente a entendê-las em sentido figurado. Realmente, tais expressões são diversificadas demais para serem tomadas ao pé da letra.
2)Comumente, as Tjs também citam Mt 3,11 e At 10,38 e alegam que tais textos falam em pessoas serem “batizadas” e “ungidas” com o Espírito Santo, achando que isso só pode provar que Ele não é uma pessoa.
− Mas se isso provasse realmente que o Espírito Santo não é uma pessoa, então, Gl 3,27 provaria que Jesus também não é uma pessoa, pois aí se diz que pessoas são “batizadas” e “revestidas” com Ele.
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3)Alegam que o Espírito Santo não pode ser uma pessoa porque a Bíblia fala em pessoas ficando CHEIAS do Espírito Santo (Lc 1,41; At 4,31; 9,17).
− Mas, na verdade, a palavra CHEIO referente ao Espírito Santo em vez de negar a sua personalidade, afirma a sua divindade e consequentemente a sua personalidade, pois somente Deus é que enche tudo. Veja Jr 23,24 3 Ef 1,23.
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4)Objetam que em Ef 4,30 se diz que pessoas são “marcadas” com o Espírito Santo e querem ver nisso mais uma prova de que o Espírito do Senhor não é uma pessoa.
− Em Col 2,11, se diz que pessoas são “circuncidadas” com Jesus, Então, ele também não seria uma pessoa? 
5)Alegam ainda que se o Espírito Santo “habita em nós” ou podemos possuí-lo ou tê-lo, então, Ele não pode ser uma pessoa. (Rm 8,11; Jd 19).
− Mas se assim for, então, Jesus também não seria uma pessoa, pois a Bíblia em Rm 8,10 fala que Cristo “está em nós” ou “habita” em nós e em 2Jo 9, se diz que alguém pode ter ou possuir Nosso Senhor Jesus Cristo. Veja Gl 2,20. Conforme Ef 2,22, Deus também mora em nós.
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6)Citam 2Cor 6,6, onde o Espírito Santo é posto entre qualidades.
− Mas em Rm 8,38.39 e 1Cor 4,9 os anjos também são postos entre coisas nem por isso as Tjs negam a personalidade dessas pessoas espirituais. Em Rm 9,4.5, São Paulo faz a mesma coisa com os patriarcas, e não estar com isso querendo negar a personalidade dos patriarcas.
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7)Alegam que se São Paulo nos manda ENCHER-NOS do Espírito Santo em Ef 5,13 em vez de nos “embriagarmos com vinho”, concluem que o Espírito Santo não pode ser uma pessoa.
− Mas se assim for, Jesus também não seria uma pessoa, pois em Rm 13,13.14, o mesmo São Paulo recomenda-nos a não vivermos em orgias, bebedeiras, etc., mas insta-nos a “revestirmo-nos” de Jesus.
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Veja a seguir, alguns textos em que pessoas são postas entre qualidades e substantivos comuns:
− Deus: Rom 1,29.30; 2,17.23; 6,10.11; 7,25;
− Jesus: Rom 9,4.5; Ef 4,5; Fl 2,1;;
− Anjos: Rom 8, 38.39; 1 Cor 4,9;
− Elias: Jo 1,25;
− Paulo, Apolo e Cefas: 1 Cor 3,22.
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Pessoas sendo justapostas a coisas:
− Jesus: Mc 8,35.38; 10,29; Lc 9,58; 14,26; At 8,12; Fl 1,21;
− Deus: Mt 6,24; Jo 5,36.37; 8,41; 1 Cor 6,13;
− Mãe, filhos, etc. a casas, campos: Mt 19,29; Mc 10,29.30;
− Pai a céu: Lc 15,18.21;
− Profeta a lei: Lc 16,16. 
8)Objetam que se o Espírito Santo é comparado à fé em At 6,5, Ele não pode ser uma pessoa como a fé também não o é.
− Mas em At 8,12, se diz que Filipe anunciava o reino de Deus e Jesus. Seguindo essa interpretação russelita, Jesus também não seria uma pessoa. Veja também 1Cor 6,13 e Fl 1,21.
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9)Costumam citar ainda Hb 2,4, em que se fala do Espírito Santo ser DISTRIBUÍDO e Lc 11,13, em que se diz que o Espírito Santo é DADO.
− Nesse caso, como explicar, então, pessoas serem “geradas em Cristo” (1Cor 4,15) e pessoas serem “lavadas em Jesus” (1Cor 6,11)? Em 1 Cor 10,2, São Paulo fala de batismo “em Moisés” e em Gl 4,19 fala de sermos “formados em Cristo”. Em 1 Cor 3,11, o mesmo apóstolo fala em Jesus ser “lançado”. Será que por causa disso tudo, vamos negar a personalidade de Jesus e de Moisés?
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10)Citam At 7,54-60 não só contra a personalidade do Espírito como também contra a sua divindade. Alegam que foi o Pai e Jesus, mas não foi visto o Espírito Santo.
− Ora, o argumento carece de total fundamento, pois o texto fala no Espírito Santo e diz que Ele estava COM Estêvão. Ver o versículo 55.
11)Objetam ainda que no AT o Espírito Santo é tido como ALGO, não ALGUÉM. E para provarem isso, citam Ex 31,3; Jz 3,10; 6,34; 1 Sm 10,6 e Joel 2,28.29.
− Concordamos. No AT o Espírito é realmente tido como algo e não como alguém. Mas há um detalhe importantíssimo aí:
É que a noção que os judeus tinham do Espírito Santo era vaga. Ela foi aos poucos se desenvolvendo. Mas já no NT Ele é tido como PESSOA, como alguém. Basta ver, por exemplo, textos como Jo 14,15-17; At 13,2; 1 Cor 2,10.11.
O mesmo aconteceu com a SABEDORIA e a PALAVRA. No AT tanto uma quanto a outra eram tidas como ALGO, no entanto, no NT elas são tidas como ALGUÉM, são identificadas com a própria pessoa do Cristo. Ver Jo 1,1 e 1 Cor 1,24.
 AUTOR:EVALDO
 
 
 
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