Assine nosso boletim de postagens

quinta-feira, novembro 25, 2010

Arquivo Vaticano da época de Pio XII será aberto em cinco anos


Saudações queridos leitores!

Hoje saiu no Estadão uma notícia que todos já deveriam saber. Os arquivos do Vaticano referentes ao período do Pontificado de Pio XII serão abertos daqui a cinco anos. Em primeiro lugar, é bom esclarecer que a única razão para que o acesso aos arquivos seja restrito no momento é de ordem técnica, pois catalogar e organizar cerca de 16 milhões de arquivos (só do período de Pio XII) é algo complicado, tarefa para especialistas mesmo.

Hoje, no mesmo Estadão, foi publicada uma notícia de que pesquisas de um historiador nos arquivos britânicos que reforça a ideia de que Pio XII foi omisso em relação ao sofrimento dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com a notícia, destaca-se um telegrama datado de 19 de outubro de 1943, que cita um encontro entre o representante dos Estados Unidos na Santa Sé Harold Tittimann e Pio XII. Na ocasião, Pio XII se mostra mais indignado com as "grupos comunistas que se instalam nos arredores de Roma" do que com a deportação de mais de mil judeus romanos para campos de concentração nazistas, fato ocorrido no dia anterior.

Infelizmente não tenho acesso à integra das comunicações, mas pelo que vejo aqui, um dos motivos alegados é que Pio XII não tenha se mostrado indignado o suficiente com os atos dos nazistas, mas tenha achado que a ameaça comunista era, no momento, algo mais preocupante. Todos sabemos como os comunistas estavam atacando a Igreja desde antes da Segunda Guerra, com vários religiosos sendo assassinados por toda a Europa. Os mesmos comunistas que matavam religiosos estavam cercando Roma, quem sabe o que eles poderiam fazer contra o Vaticano e contra todos os religiosos que viem na Itália?

Além do mais, não penso que o fato de que Pio XII não tenha guardado a maior indignação para a situação dos judeus do que para a situação sua e de seu próprio rebanho seja um indicador de que ele tenha se omitido, pois os Católicos eram perseguidos na época e o Papa devia zelar também por seu próprio rebanho. Será que Pio XII ficaria conhecido como um Papa que abandonou o próprio rebanho em detrimento dos judeus caso ele deixasse que os católicos perseguidos pelos nazistas perecessem?

Seus filhos e os filhos do vizinho estão se afogando em um rio. Quais deles você se esforça mais para salvar?

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Autor :Fernando.
fonte :http://www.blogdofernando.com.br/2010/02/arquivo-vaticano-da-epoca-de-pio-xii.html

  ©Servos de Maria - Associação Católica Servos de Maria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo